TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia

Tese: Toxicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia

A Biomedicina é uma área do conhecimento voltada para a condução de estudos e pesquisas no campo de interface com Medicina, Biologia e Farmácia-Bioquímica, relacionado com as pesquisas das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco-epidemiológicos, na busca das suas causas, prevenção, diagnóstico e tratamento.

com diversas áreas de atuação aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina, dentre elas esta as analises toxicológicas.

INTRODUÇÃO

A Toxicologia é a ciência que tem como objetivo estudar os efeitos nocivos decorrente da interação entre um agente tóxico e um sistema biológico, com a finalidade principal de prevenir o aparecimento desse efeito, ou seja, estabelecer condições seguras de exposição a essas substâncias e assim, permitir que o homem se beneficie das conquistas tecnológicas da era atual. As áreas da toxicologia são:

•Toxicologia ambiental - estuda os efeitos nocivos à saúde humana decorrentes da interação de contaminantes do ambiente com o organismo humano;

•Toxicologia ocupacional - estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação dos agentes químicos e contaminantes do ambiente de trabalho com o indivíduo exposto;

•Toxicologia de alimentos - estuda as condições em que os alimentos podem ser ingeridos, sem causar danos ao organismo;

• Toxicologia de medicamentos e cosméticos - estuda os efeitos nocivos produzidos pela interação de medicamentos ou cosméticos com o organismo, decorrentes de uso inadequado ou de susceptibilidade individual;

• Toxicologia social - estuda os efeitos nocivos decorrentes do uso não médico de drogas ou fármacos, causando prejuízo ao próprio indivíduo e à sociedade.

O biomédico é o profissional que realiza análises para determinar a presença de drogas no organismo, colaborando com os esforços públicos na redução de danos aos dependentes químicos, ligados a instituições de saúde que tratam desses pacientes. Realizando análises toxicológicas de emergência, contribuindo para a qualificação do diagnóstico e monitoramento dos casos de intoxicação, através do reconhecimento do agente e consequente estabelecimento do tratamento clínico precoce e adequado ao paciente.

Este trabalho tem como objetivo geral pesquisar os diversos ramos na área das analises toxicológicas mostrando de uma forma ampla e informativa os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos, visando informa o papel do biomedico na toxicologia, e levando conhecimento aos alunos do curso de biomedicina, e aos futuros profissionais que pensam em atuar nesta área.

3- REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Histórico

Ainda que a Toxicologia seja considerada uma ciência instituída recentemente, quando comparada com outras ciências biológicas, sua construção começou antes do princípio da história registrada. Em sua constante busca por alimentos, o homem observou que certos vegetais tinham efeitos nocivos para o organismo. Considerando que o arco e a flecha estão entre as revoluções tecnológicas mais importantes nessas populações primitivas, foi constatado o uso de extratos de plantas como toxinas para a caça e a pesca. O fato de a relação causa efeito ser imediata, tornou mais fácil a aquisição do conhecimento.

3.2 Conceito de Toxicologia

- A Toxicologia pode ser definida como o estudo da interação entre agentes químicos e sistemas biológicos, com o objetivo de determinar quantitativamente o potencial dos agentes químicos em produzir danos, que resultem em efeitos adversos em organismos vivos, e para investigar a natureza, a incidência, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com