TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia E Segurança pública

Monografias: Toxicologia E Segurança pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 6

O livro da disciplina Toxicologia e Segurança Pública, de Teixeira (2011) (TEIXEIRA, Eduardo Didonet. Toxicologia e Segurança Pública. 2. ed. Palhoça: Unisul, 2011. 145 p.) indica uma série de mudanças na organização da sociedade, sobretudo a partir do que o autor denomina de mudanças relativas à modernidade e pós-modernidade. Rediga um texto de aproximadamente uma lauda que:

A) Descreva três características desse momento histórico. (2,5 pontos).

R: A toxomania é considerada um dos sintomas da globalização caracterizada pela falta de identidade que, principalmente, os jovens se deparam devido ao grande rol de oportunidades que se transmite num mudo cada vez mais complexo e desorganizado. Esse desencantamento do mudo gerado pela globalização tem como principal força geradora a efemeridade das relações sociais e interpessoais, onde nada se aprofunda e tudo é momentâneo que nada tem a ver com o passado, ou seja, se é descartado o que os antecessores realizaram para construção do que somos hoje. O capitalismo exacerbado e a ansiedade do consumo transformou nossa sociedade em uma totalmente sem limites e imposições, onde a busca pela autoafirmação se faz necessária, fato esse que gera uma sociedade voltada para futilidade e para o consumismo. Ë nesta necessidade de se promover para o mundo que se observa, numa escala crescente, o uso das drogas, ou seja, consumismo demais, ofertas demais, ocasiona uma busca incessante pelo prazer. Tudo isso se relaciona de uma forma intrínseca na corelação homem x mudo de ilusão que tem como principal característica a busca das drogas aliada ao consumismo como válvula de escape para as frustrações da vida. A desestruturação familiar também pode ser apontada como um dos principais fatores gerador deste desencadeamento do homem para o mundo das drogas. No mundo moderno e pós-moderno o conceito de família tem mudado e a convivência entre os elementos de uma família, está a mercê de princípios novos que se distanciam do respeito e da obediência aos mais velhos. Trazer namorado pra dentro de casa, falta de comunicação devida à agitação do dia a dia e a escassez de carinho e afeto são alguns dos problemas enfrentados por uma família da cidade grande atualmente na sociedade brasileira.

B) Descreva, a partir de cada uma dessas características, as relações dessas mesmas características com a escalada do uso de drogas nesse momento da história. (2,5 pontos).

R: A dupla globalização e drogas é uma velha conhecida dos órgãos de segurança pública nacional. Não é preciso ser especialista para saber que o tráfico e o consumo de drogas estão entre as mais globalizadas das práticas contemporâneas. A produção de matéria prima espalhada pelo mundo, a ligação entre produção e preparação em países diferentes, a distribuição e venda por todo o globo, as práticas de consumo urbanas, comuns nas grandes metrópoles nacionais e internacionais, são traços da produção capitalista contemporânea que origina o mercado de drogas global, que tem com exemplares a cocaína, o ácido, o crack ou a maconha. As drogas pode com certeza ser considerado um negócio capitalista, pois gera uma grande soma de dinheiro mundialmente. É altamente rentável para quem pratica o tráfico de drogas e tem como principais financiadores os empresários, os latifundiário, os representantes da elite da alta sociedade, entre outros. A colaboração destes organismos, seja ele estatal ou não, nos leva a refletir sobre qual será o limite onde iremos chegar na luta contra esse mal. Será um caminho sem saída? O fato é que com esta problemática o crescimento do uso de drogas se mantém ativo e ascendente, revestido por financiadores ricos e poderosos. Com a banalização da estrutura familiar, pais que tudo permitem, que infelizmente não dão consequências aos filhos são o canhão que dispara os jovens para um voo sem rede de proteção. A permissividade familiar hoje vem de pequenos problemas de relacionamentos, de abusos emocionais, intelectuais, sexuais, abusos esses que geram dor, e a droga se torna o aliviante. Pais que bebem em casa e fazem questão de fazerem os filhos provarem, nas festinhas de aniversários onde o álcool está presente. A droga é só resultado dessa desestrutura. A falta de respeito ao falar, uma novela ou filme que incentiva o uso o abusivo e o sexo. As pessoas não percebem e ainda dizem viverem numa sociedade moderna, onde sua vontade é feita, porém o final disso é a morte, a invalidez, os assassinatos, os manicômios, as cadeias, os acidentes, as mortes violentas.

C) Relacione quais os desafios que a problemática da escalada do uso de drogas colocam para o Sistema de Segurança Pública (2,5 pontos).

R: A problemática das drogas é um tema complexo que coloca muitos desafios às nossas sociedades atuais. O combate às drogas, tal como é encarado pelas autoridades brasileiras, é uma questão de saúde pública, de combate à criminalidade, de segurança nacional e uma questão cultural. Neste aspecto, as políticas de combate às drogas devem atacar as raízes do problema, para que se tenha o resultado eficaz. Trata-se de uma abordagem complexa e ampla, que previne efeitos nocivos como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com