TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia

Trabalho Universitário: Toxicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 3

Toxicologia

1) Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?

Quando se está intoxicado há a manifestação clínica dos efeitos adversos de uma dada substância interagindo com o organismo vivo, já quando se está infectado se está infectado por algum a gente (ser vivo) infeccioso.

2) Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.

A dose será maior, pois será menos concentrada ou mais diluída.

3) Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?

Dosagem = 152 mg

Toxicidade = Alta

4) O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?

A biotransformação (também conhecida por bioconversão) submete o fármaco a reações químicas, geralmente mediadas por enzimas, que o convertem em um composto diferente do originalmente administrado

Ela Pode ser dividida em duas fases:

Fase I: processo de desintoxicação

Fase II: reacções de transferência pela conjugação de metabolitos da fase I.

5) A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?

O etanol é excretado no período de 6 a 8 horas e as principais vias de eliminação são os pulmões e a urina (o principal).

6) Qual a DL50 média para o etanol?

De 7,5 a 9,5 g/kg (em humanos)

7) O que é síndrome de abstinência?

Síndrome de abstinência é o "conjunto de modificações orgânicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de droga geradora de dependência física e psíquica, como o álcool, a heroína, o ópio, a morfina, etc.

8) A DL50 da cocaína ficam em torno de 1 a 25mg/Kg. Verdadeiro ou falso? Qual a sua

classificação em função de sua toxicidade?

Falso, pois o DL50 da cocaína para camundongos (via oral) é de 96 mg/kg, portanto para humanos deve ser ainda maior . Toxicidade moderada.

9) A cocaína tem preferência por tecidos/órgãos parenquimatosos na sua distribuição no corpo. Quais são estes órgãos? (cite 3 no mínimo)

Fígado, baço, rins e pâncreas

10) Quais os principais componentes tóxicos do cigarro? Qual provoca dependência?

Em resumo:

Nicotina: É uma droga psicoactiva responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com