TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia

Exames: Toxicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Toxicologia é a ciência que estuda a natureza e o mecanismo das lesões tóxicas nos organismos vivos  expostos aos venenos. Estes, quando incorporados em determinadas concentrações ao organismo vivo, produzem alterações celulares físico-químicas, transitórias ou definitivas, incompatíveis com a saúde ou a vida.

A intoxicação exógena ou envenenamento é o resultado da contaminação de um ser vivo por um produto químico, excluindo reações imunológicas tais como alergias e infecções. Para que haja a ocorrência do envenenamento são necessários três fatores: substância, vítima em potencial e situação desfavorável.

“Todas as coisas são venenosas, é a dose que transforma algo em veneno”.

Toxicidade é a característica que uma molécula química ou composto tem de produzir uma doença, uma vez que alcança um ponto suscetível dentro ou na superfície do corpo. Pode variar de acordo com cada caso, apresentando-se na formas aguda ou crônica e local ou sistêmica.

Em toxicologia as análises são usadas na detecção e identificação de agentes tóxicos para fins médico-legais. As atividades da toxicologia forense têm sido importantes para a sociedade, que tem efetuado enormes esforços no sentido de iniciar e implantar os procedimentos analíticos de uma forma credível em termos forenses, como auxílio na tomada de decisões sobre a relação causa/efeito entre um determinado composto e um efeito adverso observado.

O toxicologista forense tem sempre que escolher, entre as varias técnicas analíticas disponíveis, aquela que é mais conveniente numa determinada análise toxicológica. Esta escolha deve ser embasada em critérios técnicos como a aplicabilidade, sensibilidade, seletividade, precisão e exatidão da técnica, além da disponibilidade e do custo da análise. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com