TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transgênicos

Ensaios: Transgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

TRANSGÊNICOS

O que são transgênicos

Ultimamente, com o avanço da engenharia genética, vários estudos e trabalhos científicos têm demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas e outros seres vivos. Alvos de discussões sobre suas vantagens e desvantagens, a ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento.

Ambientalistas acusam os alimentos transgênicos de causar impactos irreversíveis ao meio ambiente. Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.

Definição dos transgênicos

Por definição, transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente. A planta resultante dessa inserção passa a ser denominada "geneticamente modificada", ainda que todas as culturas sejam modificadas geneticamente a partir de seu estado silvestre original: por domesticação, seleção ou cruzamentos controlados por grandes períodos de tempo.

O grande salto da engenharia genética - que possibilitou o aparecimento dos transgênicos - começou no final da década de 70 com a manipulação do código genético, que permite a indução de uma célula a realizar uma função para a qual ela não estava programada.

Pontos positivos e pontos negativos

Na discussão entre os cientistas, principais defensores dos transgênicos, e as organizações de defesa do meio ambiente, são levantados alguns pontos que ainda não possuem um resultado científico conclusivo. Conheça alguns pontos positivos e pontos negativos sobre as culturas transgênicas:

Pontos positivos

 Aumento da produção

 Maior resistência às pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)

 Resistência aos agrotóxicos

 Aumento do conteúdo nutricional

 Maior durabilidade e tempo de estocagem

 Estima-se que hoje existem pelo menos 400 produtos de uso médico produzidos com micro-organismos transgênicos.

Pontos negativos

 A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.

 Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.

 Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

Rotulagem

Muitos transgênicos estão chegando à mesa dos consumidores sem as devidas informações. Todos os consumidores têm o direito de saber o conteúdo do produto que está consumindo e as consequências disso, inclusive qual foi a técnica empregada para a melhoria daquele alimento.

Rotulação dos alimentos transgênicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com