TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Projeto de pesquisa: Tratamento da Informação e Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Atividades Práticas Supervisionadas para fins de avaliação parcial da disciplina de Tratamento da Informação e Indicadores Sociais do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-Uniderp, Pólo de .... sob a orientação da professora: Maria Clotilde Pires Bastos Professora tutora presencial ...

I – Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.

A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais.

A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

Políticas públicas e Indicadores sociais - IBGE

A ampliação das situações sociais reconhecidas como objeto de garantias legais de proteção e submetidas à regulamentação estatal implicaram significativa expansão da responsabilidade pública em fase de vários problemas cujo enfrentamento se dava, parcial ou integralmente, no espaço privado. A intervenção estatal, regulamentada pelas leis complementares que normatizaram as determinações constitucionais, passou a referir-se a um terreno mais vasto da vida social, tanto com objetivos de equalizar o acesso a oportunidades, como de enfrentar condições de destituição de direitos, riscos sociais e pobreza.

Pode-se dizer que essas políticas, não obstante terem sido integradas numa perspectiva mais generosa de proteção social, não foram submetidas a um princípio único, seja da garantia de proteção a todos os cidadãos, seja de reforço ao modelo conservador de bem-estar até então em vigor. A questão de como, em nossa sociedade, as temáticas da precariedade, vulnerabilidade, pobreza e exclusão passaram para o primeiro plano do debate político e tornaram-se objeto de políticas públicas é um tema central das ciências sociais e objeto de ampla literatura. As demandas por proteção social e por igualdade organizam-se, contudo, de forma diferenciada em cada sociedade, e interagem em função de sua dinâmica econômica, social e da forma de organização e legitimação de seu sistema político.

Nas últimas décadas registraram o ressurgimento da importância do campo de conhecimento denominado políticas públicas, assim como das instituições, regras e modelos que regem sua decisão, elaboração, implementação e avaliação. Vários fatores contribuíram para a maior visibilidade desta área. O primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com