TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais

Trabalho Escolar: Tratamento Da Informação E Indicadores Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 2

O acesso às informações sobre os municípios tem se tornado uma estratégia cada vez mais necessária e essencial para o processo de gestão das políticas públicas. Sem informações sobre a realidade não se elaboram diagnósticos efetivos, não se criam parâmetros avaliativos, não se constroem indicadores, não se traz à tona a complexidade das condições de vida da população.

Os indicadores sociais ganham cada vez mais espaço na gestão pública, como fontes privilegiadas para o mapeamento da realidade e para nortear ações e investimentos sociais. O Brasil Hoje, além de permitir o conhecimento e o monitoramento da realidade, pode se constituir em um valioso instrumento para subsidiar decisões estratégicas de implementação e avaliação de políticas, programas e projetos.

É importante que os gestores fundamentem a implementação de políticas públicas em diagnósticos referenciados no território, que aliem indicadores sociais oficiais à verificação da realidade. Espera-se que essa análise combinada revele as fragilidades e vazios, bem como as potencialidades presentes no município.

Acredita-se que o Brasil Hoje possa contribuir para o aprimoramento de uma “cultura de avaliação”, calcada em permanente processo investigativo, que envolva diferentes atores sociais e sirva de referência para o planejamento de políticas públicas a curto, médio e longo prazo.

Na perspectiva intersetorial das políticas públicas, o diagnóstico educacional só tem sentido se analisado dentro do contexto socioeconômico mais amplo. Dessa forma, o Brasil Hoje Aplicativo é uma ferramenta que colabora com essa concepção, trazendo dados sobre educação, saúde, assistência social, população, condições de vida, infraestrutura e finanças. Apresenta um grande potencial de pesquisa e cruzamento de dados dos indicadores sociais considerados fundamentais para a implementação de políticas sociais na gestão pública.

Para facilitar a compreensão e possibilitar o seu aproveitamento adequado, cada indicador está acompanhado das respectivas definições, notas técnicas explicativas, fonte e glossário dos termos utilizados, além de mapas e gráficos que comparam o indicador do município com o do respectivo estado e com o do País. O usuário tem acesso a diversas bases de dados dos indicadores e informações, podendo exportá-las e utilizá-las de diversas maneiras.

Estamos cientes que não é suficiente socializar dados e informações. É preciso saber ler e interpretar os indicadores, com o objetivo de enxergar e compreender a realidade retratada por meio deles. É necessário programar estratégias para que se possa estabelecer uma correlação entre os dados e o cotidiano das instituições, transformando os indicadores e resultados das avaliações em programas e ações concretas para a promoção e a melhoria da qualidade da política pública

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com