TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traças

Tese: Traças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Traças

As traças das roupas mais comuns pertencem à família dos Tineídeos, tais como Tineola bisselliella, Tinea pellionella, etc. Há muitas espécies bem parecidas que apenas se diferenciam no aspecto e nos hábitos. Pertencem à ordem dos Lepidópteros, que compreendem as Mariposas e as Borboletas, e se caracterizam pela presença de finas escamas nas asas. Na realidade é a lagarta que causa danos, já que o inseto adulto não pode comer, pois o seu aparelho digestivo é atrofiado. A traça da roupa se alimenta de diversos materiais, como lã, peles, penas e outros tecidos secos de animais. Esses tecidos são constituídos principalmente de queratina, proteína que o homem e outros mamíferos não podem digerir.

Como é que as traças-de-roupa comem roupas?

Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa (que tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa), culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam. É estranho pensar nisso, mas uma traça-de-roupa adulta não come sua roupa.

Esse privilégio é reservado aos insetos no estágio de larva, que dura até a segunda semana de vida, em média. A problema da sua roupa preferida começa no momento em que a fêmea deposita, em um pedaço de tecido, uma carga de ovos que tem uma variação impressionante: pode ser de cinquenta a até mil ovos de uma só vez. As mariposas precisam de queratina em sua alimentação, razão pela qual depositam os ovos em tecidos de origem animal, tais como lã, peles e casimira. Este tipo de roupa é alvo das traças-de-roupa. Como a queratina também existe nos pelos e cabelos, explica-se porque também se encontram esses insetos em corpos cuja higiene é pior do que o interior de um armário fechado.

A modernização da confecção de roupas representa uma segurança para os humanos e diminuição da oferta alimentar para os insetos. As larvas não comem os modernos tecidos sintéticos que não são compostos por fibra animal, já que a ausência de queratina significa a falta de qualquer nutriente que interesse às larvas. Ao contrário das mariposas “comuns”, que voam alegremente em volta das lâmpadas, as traças-de-roupa preferem a escuridão.

O interior de guarda-roupas, portanto, é o ambiente ideal para que depositem seus ovos.

Dicas para combater e eliminar as traças

Pelo nome comum de traça são listados alguns grupos de insetos, variando desde espécies de tisanuros (traças dos livros) até lepidópteros (insetos da mesma ordem das borboletas e mariposas) que atacam grãos armazenados e roupas, sendo chamadas de traças das roupas.

As traças apresentam hábitos diurnos e noturnos, sendo ativas à noite e escondendo-se durante o dia, evitando contato direto com a luz. Assim, ao acender-se a luz de um aposento, as traças procuram se esconder em frestas ou atrás de móveis e quadros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com