TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ulceras De Pressão

Artigo: Ulceras De Pressão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 10

PREVENÇÃO

Importância do problema e objetivo da página

As alterações da integridade da pele que comumente resultam em lesões denominadas úlceras de pressão ( U.P.), escaras ou úlceras de decúbito, tem sido relatadas como sendo objeto de preocupação da enfermagem desde o seu início com Florence Nightingale, porém o problema continua sendo bastante comum em pacientes cuidados nos hospitais e domicílios.

Hoje sabe-se que algumas lesões são decorrentes de fatores inerentes à doença e ao estado do paciente de alto risco no entanto a maior parte do problema pode ser evitado através do uso de materiais e equipamentos adequados para alívio da pressão, cuidados adequados com a pele e considerações com os aspectos nutricionais. A presença da úlcera de pressão tem sido considerada um indicador de qualidade de serviços de saúde na América do Norte e Europa e esforços tem sido feitos para o estabelecimento de diretrizes que norteiem a prática visando a redução do problema .

Dados da literatura internacional estimam que entre 3% a 14% de todos os pacientes hospitalizados atualmente desenvolvem U.P. Nos portadores de problemas crônicos e residentes em asilos para idosos (nursing homes), a incidência estimada é de 15% a 25%. No Brasil não conhecemos dados que indiquem a incidência e prevalência em hospitais mas sabemos empiricamente que o problema existe e é bastante freqüente. O propósito desta página é divulgar informações atualizadas sobre a prevenção e tratamento de úlcera de pressão para auxiliar os profissionais de saúde a identificar os adultos em risco para úlcera de pressão e a definir as intervenções que devem ser realizadas precocemente. O conteúdo é baseado em informações compiladas pela AHCPR, um orgão do governo americano que visa divulgar o conhecimento existente baseado em pesquisas ou em consenso de especialistas para mudar a situação existente nos serviços de saúde incluindo em pacientes cuidados em domicílio e reduzir o problema.

As recomendações feitas aqui, foram desenvolvidas por um grupo de especialistas apoiadas pelo serviço de saúde pública americano e tem como alvo quatro metas gerais:

1) Identificar indivíduos em risco que necessitem prevenção e os fatores específicos que os colocam em risco.

2) Manter e melhorar a tolerância dos tecidos à pressão para prevenir a lesão.

3) Proteger contra os efeitos adversos das forças mecânicas externas( pressão, fricção, cisalhamento). 4) Reduzir a incidência de úlcera de pressão através de programas educacionais.

Definições

Úlcera de pressão conhecida também como escara ou úlcera de decúbito é definida como qualquer lesão causada por pressão não aliviada que resulta em danos nos tecidos subjacentes (tecido subcutâneo, músculo, articulações, ossos).

As úlceras de pressão geralmente ocorrem nas regiões de proeminências ósseas e são graduadas em estágios I, II, III e IV para classificar o grau de danos observados nos tecidos.

Diagrama demonstrando a pressão exercida na região de uma proeminência óssea .

Fonte: Guia para prevenção de Úlcera de Pressão ou Escara.

Orientação para pacientes adultos e famílias

Diagramas dos capilares sem excesso de pressão e com excesso de pressão

Estágios da Úlcera de Pressão

Estágio 1

É um eritema da pele intacta que não embranquece após a remoção da pressão. Em indivíduos com a pele mais escura, a descoloração da pele, o calor, o edema ou o endurecimento também podem ser indicadores de danos.

Estágio 2

É uma perda parcial da pele envolvendo a epiderme, derme ou ambas. A úlcera é superficial e apresenta-se como uma abrasão, uma bolha ou uma cratera rasa.

Estágio 3

É uma perda da pele na sua espessura total, envolvendo danos ou uma necrose do tecido subcutâneo que pode se aprofundar, não chegando até a fáscia muscular. A úlcera se apresenta clinicamente como uma cratera profunda.

Estágio 4

É uma perda da pele na sua total espessura com uma extensa destruição ou necrose dos músculos, ossos ou estruturas de suporte como tendões ou cápsulas das juntas.

Escara

É o termo que antigamente era atribuído como sinônimo de úlcera de pressão porém inadequado pois, representa a crosta ou camada de tecido necrótico que pode estar cobrindo a lesão em estágios mais avançados. Só após o desbridamento é que o estágio desta úlcera pode ser identificado de acordo com a profundidade ou grau de comprometimento dos tecidos.

Avaliação do paciente em risco para Úlcera de Pressão

Objetivos: Identificar indivíduos em risco que necessitam de prevenção e os fatores específicos que estão colocando-os em risco.

Todos indivíduos em risco devem ter uma inspeção sistemática da pele pelo menos uma vez por dia prestando-se atenção particular às regiões de proeminência ósseas. Os resultados da inspeção da pele devem ser documentadas no prontuário.

Indivíduos restritos no leito ou na cadeira ou aqueles indivíduos que estão com dificuldade de se reposicionar devem ser avaliados para fatores adicionais que aumentam o risco para desenvolver úlcera de pressão. Esses fatores incluem imobilidade, incontinência e fatores nutricionais tais como uma ingestão dietética inadequada ou alteração do estado nutricional e alteração do nível de consciência.

Os indivíduos devem ser avaliados no momento da admissão nas unidades de internação ou reabilitação hospitalares, nos asilos, nos programas de visita domiciliar e outras situações de cuidado de saúde. Uma avaliação sistemática de risco pode ser conseguida usando um instrumento de avaliação de risco que tenha sido validado como a escala de de Norton ou de Braden.

A escala de BRADEN tem sido a mais utilizada nos serviços de saúde americanos tanto por enfermeiros como por outros profissionais na prática e pesquisa. A pontuação total obtida na escala irá predizer o risco do paciente para a úlcera e nortear a seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com