TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União das enfermeiras portuguesas

Resenha: União das enfermeiras portuguesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou que a equipa de enfermagem no serviço de medicina do Hospital de Lagos está à beira da ruptura e que o turno da noite não tem assegurados os serviços mínimos, avança a agência Lusa, citada pelo SAPO Saúde.

“A equipa de enfermagem do serviço de medicina do Hospital de Lagos está à beira da ruptura”, alertou o SEP em comunicado, acrescentando que para o turno de sábado à noite se previa que apenas estivessem "dois enfermeiros de serviço" e que "nem os serviços mínimos estão assegurados".

Em declarações, por escrito, à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) – em que está integrado o Hospital de Lagos -, Pedro Nunes, assegurou que se tem empenhado na "resolução da situação".

"O Conselho de Administração do CHA já solicitou ao Ministério da Saúde a autorização necessária para a contratação dos enfermeiros. O Ministério da Saúde reconhece a importância do reforço desse número de profissionais e autorizou a contratação, aguardando-se agora que o processo seja finalizado", explicou Pedro Nunes.

Este responsável informou, também, que o CHA desencadeou um "processo público de constituição de bolsa de recrutamento de enfermeiros, tendo recebido várias candidaturas que serão enquadradas nesse concurso".

Para assegurar a "melhor prestação de cuidados aos cidadãos que acorrem ao Hospital de Lagos, tem-se recorrido, sempre que necessário, a horas extraordinárias" e ao "internamento no Hospital de Portimão", acrescentou.

Em declarações à Lusa, Nuno Manjua, enfermeiro e elemento da direcção regional de Faro do SEP, disse que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) fez um cálculo e concluiu que no serviço de medicina do Hospital de Lagos deveriam estar a trabalhar 50 enfermeiros para manter os cuidados de excelência, mas na realidade só estão afectos 31 enfermeiros, estando dez enfermeiros actualmente de baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com