TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vacinas

Trabalho Universitário: Vacinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

A vacina foi criada por Edward Jenner em 1796, que observou que as vacas tinham feridas iguais às provocadas pela varíola nos humanos – os animais tinham a varíola bovina. Constatou-se que os ordenhadores se infectavam com a varíola bovina, mas se imunizavam contra a varíola humana.

Jenner retirou um pouco de pus de uma das feridas de um dos ordenhadores, inoculando-o em um garoto. O menino apresentou uma leve infecção, se curando após alguns dias. Passado algum tempo, o cientista expôs o garoto novamente ao inóculo de pus, e ele não apresentou nenhum sinal de infecção. Descobriu-se a imunidade.

As vacinas são substâncias, partes de vírus ou bactérias, inativados ou atenuados, que estimulam o sistema imunológico a produzirem uma resposta imunológica semelhante ao processo que ocorreria no caso de uma real infecção de um agente patogênico, e consequentemente há a produção de anticorpos, que tendem a tornar o organismo imune a tal agente.

Com a produção destes anticorpos, o organismo cria a memória imunológica (anticorpos IgG) para determinado agente, e caso aconteça um contato com o vírus ou bactéria em questão, estes anticorpos ajudam a reconhecer e neutralizar rapidamente o agente patogênico, não desenvolvendo a doença.

Vacina atenuada: O microrganismo (MO) está vivo, mas não tem capacidade de desenvolver a doença, possuindo apenas a capacidade de se multiplicar. São contraindicadas para gestantes pacientes imunodeprimidos, pois algumas vezes pode ocorrer alguma falha que faça o MO desenvolver a doença.

Geralmente, uma única dose administrada é suficiente para imunizar a pessoa pela vida inteira. Exemplos de vacinas atenuadas: BCG, varíola, varicela, rubéola, caxumba e febre amarela.

Vacina inativada: O MO é morto por agentes químicos ou físicos e não há a mínima chance de ocorrer falhas que desenvolvam a doença, pois o MO perde toda sua capacidade infectante, inclusive de se multiplicar.

Por este motivo, há a necessidade de se administrar doses de reforço. Podem ser indicadas para pacientes. Exemplos de vacinas inativadas: raiva, hepatites A e B, tétano, gripe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com