TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Coletiva: Vacinas

Trabalho Universitário: Enfermagem Coletiva: Vacinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

História da Vacina

A primeira vacina foi descoberta por acaso, ou melhor, dizendo pela observação de Edward Jenner.

Jenner era um médico inglês nascido em 1749 que sempre teve interesse pelas ciências da vida. Desde seus tempos de menino e mais tarde como estudante intrigava-se com o fato de que as tiradoras de leite ou leiteiras não contraíam a varíola ou então apresentavam somente uma forma branda da doença.

No século XVIII, morria na Europa cerca de 400.000 pessoas por ano em decorrência da varíola e os poucos sobreviventes ficavam cegos. Era essencial que se fizesse algo para combater a doença.

Em maio de 1796, Jenner encontrou uma jovem leiteira de nome Sarah Nelms que tinha lesões recentes de varíola bovina nas mãos e braço. Ele já suspeitava que o pus destas lesões deveria ter uma substância que protegia as tiradoras de leite de contrair uma forma mais grave da doença e isso ativou sua curiosidade como pesquisador.

Usando material extraído das lesões de Sarah, Jenner inoculou um menino de 8 anos, James Phips. Diariamente ele injetava uma pequena quantidade deste material em James até que finalmente ele injetou no menino, o vírus da varíola extraído de uma lesão fresca da doença.

James teve um pouco de febre e mal estar, mas não desenvolveu a doença e Edward Jenner conseguiu provar sua teoria de que alguma substância no pus das lesões das tiradoras de leite protegia a pessoa de contrair a varíola.

Logicamente que como em qualquer descoberta, ele encontrou muita resistência e enfrentou inúmeros preconceitos no mundo médico conservador da época.

Quem poderia aceitar que um simples médico rural pudesse ter feito tamanha descoberta? Edward Jenner chegou a ser publicamente humilhado ao trazer suas descobertas à Londres.

No entanto, o que ele havia descoberto não poderia ser negado e eventualmente teria que ser aceito.

Em 1840, o governo britânico proibiu qualquer outro tratamento para a varíola além do preconizado por Jenner.

Jenner decidiu não patentear sua descoberta, pois acreditava que isso iria tornar a vacinação muito cara e fora do alcance da maioria da população.

Este foi o seu legado para o mundo.

Em Londres existe uma estátua de Edward Jenner escondida em uma das áreas mais tranquilas do Hyde Park.

Vacina

O nome vacina vem do termo do Latim Vaccinus = Vaca. A vacina é o microorganismo (vírus ou bactéria) enfraquecido ou morto, colocado no nosso corpo por meio da vacina. Como ele está desse jeito, não faz mal nenhum.

O que acontece, nesse caso, é que os anticorpos que são os defensores do nosso organismo, passam a conhecer o inimigo e já se preparam. Se um dia o microorganismo vivo entrar no corpo, os defensores já estarão apostos para combatê-lo.

Algumas doenças preveníeis por vacina podem ser erradicadas por completo, não causando mais as mesmas em nenhum local do mundo. Ex: a varíola, única doença erradicada mundialmente.

A vacina para chegar a UBS passa pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é responsável por colaborar com a melhoria da saúde no mundo e presta apoio aos países nas atividades de vacinação.

No Brasil, o Ministério da Saúde em Brasília coordena a vacinação em todo o Brasil, além de ser responsável pela produção, compra e distribuição das vacinas utilizadas.

Nos estados, os governos estaduais se encarregam de distribuir as vacinas pelos municípios, além de coordenar as atividades de vacinação em todos eles. As prefeituras se encarregam de vacinar a população nos postos de saúde.

No Brasil a primeira vacina foi aplicada em 1804, contra varíola. Cem anos depois instituiu-se a “Reforma Oswaldo Cruz”, que criou o Serviço de Profilaxia da Febre Amarela e a Inspetoria de Isolamento e Desinfecção, com a responsabilidade de combate à malária e à peste no Rio de Janeiro (Decreto Legislativo nº 1.151, de 5/1/1904). Neste mesmo ano a Edição do decreto da obrigatoriedade da vacinação e da revacinação contra a varíola, em toda a República (Decreto nº 1.261, de 31/10/1904). Com esta reforma Oswaldo Cruz conseguiu erradicar a varíola no estado do Rio de Janeiro.

REVOLTA DA VACINA

No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Estava crescendo desordenadamente. Sem planejamento, as favelas e cortiços predominavam na paisagem. A rede de esgoto e coleta de lixo era muito precária, as vezes inexistente. Em decorrência disto, dezenas de doenças se proliferavam na população, como Tifo, Febre Amarela, Peste Bubônica, Varíola, entre outras enfermidades.

Vendo a situação piorar cada dia mais, o então presidente Rodrigues Alves decide fazer uma reforma no centro do Rio, implementando projetos de saneamento básico e urbanização. Ele designa Oswaldo Cruz, biólogo e sanitarista, para ser chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, que juntamente com o prefeito Pereira Passos, começa a reforma.

A reforma incluía a demolição das favelas e cortiços, expulsando seus moradores para as periferias, a criação das Brigadas Mata-Mosquitos, que eram grupos de funcionários do serviço sanitário e policiais que invadiam as casas, matando os insetos encontrados, etc. Essas medidas tomadas causaram revolta na população, e com a aprovação da Campanha da Vacinação Obrigatória, que obrigava as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com