TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vírus Ebola

Seminário: Vírus Ebola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Seminário  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

Vírus Ebola

O vírus Ebola é um vírus que é transmitido por pessoas ou animais infectados através do contato sanguíneo, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais que causa febre hemorrágica, uma doença viral muito perigosa que leva à morte entre 50% a 90% dos casos.

Esta doença é frequente nos países africanos, pois o primeiro caso ocorreu no Congo, no entanto ela já se propagou para outros lugares da África como Sudão, Uganda, Costa do Marfim e Gabão. Ainda não foram registados casos do vírus Ebola no Brasil.

Origem do vírus Ebola

A origem do vírus Ebola é desconhecida, mas pensa-se que a sua propagação tenha começado em animais. O vírus ebola tem este nome porque foi identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo, o antigo Zaire, perto do rio ebola.

O ebolavirus é um filovírus (o outro membro desta família é o vírus Marburg), com forma filamentosa, com 14 micrômetros de comprimento e 80 nanômetros de diâmetro. O seu genoma é de RNA fita simples de sentido negativo (é complementar à fita codificante). O genoma é protegido por capsídeo, é envelopado e codifica sete proteínas. 4 espécies parasitam o homem: Marburg, Ebola Zaires, Ebola Sudão e Ebola Reston. Esses 3 últimos se diferenciam sorologicamente e por diferentes sequências de bases no RNA.

Transmissão do vírus Ebola

A transmissão do vírus Ebola é feita através do contato direto com sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados com o vírus.

As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.

Sintomas do vírus Ebola

• Febre; dores musculares, de cabeça e de garganta;

• Fraqueza; conjuntivite; vômitos, diarreia; lesões na pele;

• Problemas no fígado, baço, pulmões e rins;

• Alterações cerebrais;

• Hemorragias internas e externas.

O período de incubação do vírus ebola dura de 5 a 7 dias se a transmissão for parenteral e de 6 a 12 dias se a transmissão foi de pessoa a pessoa.

Diagnóstico Laboratorial

Diagnóstico - Clínico-epidemiológico e laboratorial. Esse pode ser feito por: ELISA para detecção de antígeno em sangue, soro e macerado de órgãos. Detecção de antígeno víral em hepatócitos por meio de anticorpo monoclonal, por imunofluorescência indireta, ou isolamento por inoculação em cobaias ou cultura de células. A realização de todos os exames laboratoriais são extremamente perigosos e só devem ser efetuados em locais com proteção adequada.

Tratamento para o vírus Ebola

Não há tratamento específico para o vírus Ebola ou uma vacina para prevenir a transmissão do vírus, contudo os doentes são colocados em isolamento e podem tomar medicamentos para náuseas e analgésicos para controlar os sintomas da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com