TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoonoses de cães e gatos: a definição desses perigos

Projeto de pesquisa: Zoonoses de cães e gatos: a definição desses perigos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 7

zoonose

Na Grécia Antiga, o termo zoonose era próprio para indicar doenças de animais. Atualmente esse termo é definido como uma doença que pode ser transmitida tanto entre os animais como deles para os homens, através do toque, excrementos, alimentos, etc. Essas doenças podem causar impactos na saúde pública, na economia, na produção animal e na preservação de animais silvestres. E, devido a grande e íntima interação entre os seres humanos e os animais de estimação, comumente cães e gatos, as zoonoses que podem acometer esses animais merecem um grande destaque.

Com essa íntima relação humano-animal, com, muitas vezes, os animais morando dentro da casa, ou até mesmo dividindo a cama com seus donos, a higiene e limpeza, tanto da casa quanto dos pets, deve receber atenção especial. Existem produtos específicos e seguros para a higienização do domicílio e que respeitam a saúde tanto dos bichinhos quanto dos seus donos

.

Zoonoses de Cães e Gatos: Identificando esses Perigos.

Dentre as zoonoses transmitidas entre os homens e os cachorros podem ser citadas: raiva, brucelose, gastroenterites bacterianas, leptospirose, escabiose,leishmaniose, bicho geográfico, entre outras. Essas infecções costumam ser graves em seres humanos e, para evitá-las, basta frequentar o consultório médico veterinário, realizar exames para diagnóstico, quando necessário, e aplicar vacinas e usar medicamentos para cães, quando prescritos.

Quanto às zoonoses transmitidas pelos felinos há, entre outras: raiva, febre da arranhadura do gato, toxoplasmose, bicho geográfico, etc. A respeito da toxoplasmose, vale a pena salientar que os gatos eliminam os oocistos (forma infectante) apenas quando têm alguma queda de resistência. A forma de os humanos se contaminarem é pela ingestão do oocisto, e não pelo contato com o animal. Portanto, não é necessário se livrar do bichano, quando se estiver em alguma situação de risco. Pode-se levá-lo ao médico veterinário para ser feito o diagnóstico e ter cuidados com a higiene, como lavar bem as mãos. E, caso sejam prescritos pelo veterinário, os medicamentos para gatos devem ser utilizados conforme a orientação recebida, principalmente quanto ao prazo, para que o tratamento não seja interrompido antes da eliminação dos agentes causadores da doença.

Na busca pela preservação da saúde e bem estar dentro do ambiente residencial, é importante prestar muita atenção às condições de saúde dos pets que convivem conosco, pois de maneira geral, nossa saúde está ligada a deles.

O que é zoonose?

A maioria das doenças infecciosas de felinos acomete apenas felinos e a maioria das doenças infecciosas de humanos acomete apenas humanos. As zoonoses são doenças que são transmitidas dos felinos para os humanos. A possibilidade de você contrair doenças de outras pessoas é maior que do seu gato. O risco de zoonose diminui com precauções simples como higiene, limpeza da caixa de areia e prevenção de pulgas e outros parasitas

Como as zoonoses são transmitidas?

A transmissão de uma zoonose ocorre quando a pessoa apresenta contato direto com secreções ou excreções (como saliva ou fezes) de um gato infectado. Também ocorre com o contato com água ou alimento contaminado por um gato infectado. Muitas zoonoses podem ser transmitidas por pulgas e carrapatos para uma pessoa ou gato de outro animal.

Quem está sob risco de infecção?

A maioria das zoonoses apresenta risco mínimo, embora algumas pessoas sejam mais predispostas às infecções. Aquelas que apresentam um sistema imunológico imaturo ou deficiente como crianças e idosos, indivíduos portadores de HIV (vírus causador da AIDS) ou que estejam passando por quimioterapia, tem chance maior de ter uma zoonose.

Infecções bacterianas

A doença da arranhadura do gato, também chamada de Bartonelose, é a zoonose mais comum relacionada ao gato. Pode ocorrer quando a pessoa é mordida ou arranhada por um gato infectado. Pulgas podem estar envolvidas na transmissão da doença. Pessoas com a doença da arranhadura do gato podem ter aumento de linfonodos (principalmente na região de cabeça e pescoço), febre, dores de cabeça, dores musculares e articulares e diminuição de apetite. Os gatos infectados são aparentemente saudáveis e antibióticos não são confiáveis para curar a infecção, por isso, não são indicados. Evitar mordidas e arranhões (por exemplo, não permitir que crianças brinquem com gatos de forma rude), controlar pulgas e manter os gatos dentro de casa reduz o risco da doença da arranhadura do gato.

Larva migrans cutânea (bicho geográfico): A larva migrans cutânea é encontrada por toda parte onde se encontrem cães e/ou gatos infectados com ancilostomídeos, sobretudo A. braziliense e A. ceylanicum. O problema é mais frequente em praias e em terrenos arenosos, onde esses animais poluem e meio com suas fezes. Em muitos lugares, são os gatos as principais fontes de infecção. O hábito de enterrar os excrementos, tão característico desses animais, e a preferência por fazê-lo em lugares com areia, favorecem a eclosão dos ovos e o desenvolvimento das larvas. As crianças contaminam-se ao brincar em depósitos de areia para construção, ou nos tanques de areia dos locais destinados à sua recreação. Todos os animais domésticos devem ser tratados sistematicamente e com regularidade para prevenir-se as reinfeções.

Dipilidiose: a infestação por cestódios é extremamente comum em cães e, em menor extensão, em gatos. Os seres humanos podem tornar-se infestados com a forma adulta do cestódio (vermes chatos na sua forma) dipylidium caninum, em seguida à ingestão do hospedeiro intermediário, a pulga. Normalmente a infestação nos seres humanos exibe sintomas clínicos, ocorrendo com maior freqüência em crianças jovens

Campilobacteriose e salmonelose: Cães e gatos podem abrigar campylobacter jejuni e uma série de espécies não-tifóides de salmonella. Infecções com estas bactérias em cães e gatos nem sempre cusam moléstias clínica, e têm sido isoladas das fezes de animais sadios. A maior parte dos casos de enteropatia (problema intestinais) humana causada por estas bactérias não está associada à exposição a animais de companhia. os profissionais devem aconselhar os donos de animais que todas as fezes, e em especial as associadas com diarréia, devem ser manipuladas com cuidado, e eliminadas de modo a impedir a potencial exposição humana.

Dermatomicose: a transmissão direta de microsporum canis de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com