TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácido fólico na Gestação

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

ÁCIDO FÓLICO: ANEMIA MEGALOBLÁSTICA E A ANENCEFALIA DURANTE A GESTAÇÃO

RESUMO

Este artigo trata dos efeitos da suplementação materna com ácido fólico (AF) exclusivamente durante a gestação. O folato tem que ser consumido meses antes da intenção de uma gestação e durante a gravidez para que sejam prevenidos os riscos das malformações do tubo neural. A suplementação com ácido fólico durante a gestação tem sido recomendada pela sociedade médica em todo o mundo. Neste sentido, o objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática que contribua para o conhecimento dos efeitos da suplementação materna com AF, exclusivamente durante a gestação, destacando os efeitos da falta desta vitamina tanto para as gestantes quanto para o feto.

Palavras-chaves: Ácido Fólico; Anemia Megaloblásca; Defeitos do Tubo Neural.

INTRODUÇÃO

Ácido fólico ou vitamina B9 é uma vitamina hidrossolúvel que apresenta papel fundamental no processo de multiplicação celular, na forma de proteínas estruturais e hemoglobina.

O ácido fólico tem como principal função prevenir a malformação do tubo neural (TN) no feto nascimento, doenças crônicas cardiovasculares, cerebrovasculares, demência e depressão. Essas malformações do TN são caracterizadas por deformação como anencefalia, espinha bífida e meningocele.

A deficiência do ácido fólico está relacionada a diversos agravos à saúde tais como, descolamento placentário, após sua conversão em ácido tetraidrofólico, é necessário para a eritopoese normal e para a síntese nucleoproteínas. É absorvida quase que por completo no trato gastrointestinal, sendo a maior parte no duodeno superior. Nas síndromes de má-absorção, a incorporação dos folatos da dieta diminui.

O Folato é a forma natural encontrada nos alimentos. Ácido Fólico é a forma sintética do Folato, é utilizado como suplemento nutricional e fortificação de alimentos, ele também pode ser transportado através de membranas, tem a forma oxidada e estável de folato. As vitaminas são micronutrientes essenciais para a saúde humana.

Foi detectado que a falta do Ácido Fólico na gestação pode acarretar em diversos problemas, não somente na gestante como também no feto, tais como: anemia megaloblástica, anencefalia que é ausência da calota craniana e da pele que a recobre, havendo degeneração secundaria do encéfalo, encefalocele defeito craniano com herniação cística preenchida por liquido ou tecido cerebral, espinha bífida aberta ausência do arco neural e da pele que recobre, com lesão dos nervos expostos.

DESENVOLVIMENTO

O ácido fólico tem um papel fundamental no processo da multiplicação celular, sendo, portanto, imprescindível durante a gravidez. O folato interfere com o aumento dos eritrócitos, o alargamento do útero e o crescimento da placenta e do feto.  É um requisito para o crescimento normal, na fase reprodutiva (gestação e lactação) e na formação de anticorpo. A deficiência de folato poderá ocorrer por carência alimentar, uma vez que seus requerimentos são elevados, bem como as suas perdas por cocção dos alimentos.

[pic 1]

A biodisponibilidade do folato é em grande parte controlada pela absorção intestinal o poliglutamil folato (forma predominante nos alimentos) deve ser desconjugado no intestino delgado, dependente a ação enzimática. A absorção deve ocorrer em pH ótimo e é saturável. Além disso, outros fatores, como drogas e suplementos com diferentes formas de folato, podem influenciar a biodisponibilidade desse nutriente. O ácido fólico sintetizado por bactérias intestinais contribui para o estoque do organismo, a biodisponibilidade do folato dietético para a absorção intestinal é de 60%, e do folato medicamentoso, 98%. A excreção de folato ocorre por via urinária e também como ácido fólico biliar via intestinal.

ALIMENTOS RICOS EM ÁCIDO FÓLICO

Alimento (100g)

Ác. Fólico (mcg)

Alimento (100g)

Ác. Fólico (mcg)

Espinafre

150

Brócolis cru

90

Flocos de milho

167

Couve manteiga

78

Fígado de vaca frito

350

Cogumelo cru

44

Feijão

210

Manga

36

Salsa

170

Tomate

17

Espargo

155

Laranja

31

Couve-de-bruxelas

110

Flocos de aveia

56

Feijão-frade cozido

210

Pão integral de trigo

31

QUANTIDADE A SER INGERIDA POR DIA DE ÁCIDO FÓLICO

Idade

Quantidade de Ác.Fólico

0 a 6 meses

65 mcg

7 a 12 meses

80 mcg

1 a 3 anos

150 mcg

4 a 8 anos

200 mcg

9 a 13 anos

300 mcg

14 anos ou mais

400 mcg

Mulheres grávidas

600 mcg

Mulheres que amamentam

500 mcg

RISCOS PARA O FETO

O risco de ter um feto ou criança com um defeito do tubo neural pode ser reduzido pelo consumo de um multivitamínico que contenha ácido fólico durante o período de pré-conceptional antes e durante os primeiros 28 dias após a concepção. Formação do tubo neural é concluída durante esses 28 dias, antes da maioria das mulheres começar a tomar vitaminas pré-natais. Os defeitos do tubo neural são malformações, envolvendo a estrutura primitiva que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Anencefalia e espinha bífida respondem por cerca de 90% de todos os casos de defeitos do tubo neural. Os 10% dos casos restantes consistem principalmente em encefalocele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com