TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сausas comuns de doenças na coluna

Artigo: Сausas comuns de doenças na coluna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

seja longo e doloroso.

Foto: Cíntia Lucas

Vitor Alves da Silva: os problemas dependem da idade

São milhares as pessoas

que sofrem com os pro

blemas de má postura. Em casa, no trabalho, na escola, horas em uma posição inadequada podem causar sérias doenças na coluna. Estes problemas podem aparecer em qualquer idade é são precisos cuidados, sob orientação médica, para que mais tarde o tratamento não seja longo e doloroso.

Segundo o ortopedista Vitor Alves da Silva, os problemas de postura vão depender da idade de cada um. Nos adolescentes, por exemplo, o mais comum é o dorso curso doloroso. Ele se manifesta com uma dor nas costas e é preciso ser trabalhada a postura do adolescente em relação ao mobiliário que utiliza. "É preciso que ele use uma cadeira e mesa adequadas. Além disto, precisa passar pelo Programa de Reeducação Postural Global-RPG. Este tipo de problema também acomete o adulto jovem", destaca Vitor Alves.

As pessoas acima dos 40 anos costumam sofrer com as chamadas doenças degenerativas. São as artroses, que surgem na coluna na altura lombar. Ela causa um desgaste nas articulações. Uma de suas causas são as predisposições familiares, ou seja, é genética. Outras causas são a má postura por longa data, atividades de impacto e sobrecarga na coluna também de longas datas.

O tratamento também consiste em uma reeducação da postura acompanhado de fortalecimento muscular, através da musculação terapêutica, evitando impactos ou o mais moderno que é o pilates. O pilates são equipamentos onde o uso pode ser orientado por educadores físicos ou fisioterapeutas.

Outras causas mais comuns de doenças na coluna são: tumores, doenças discais (hérnias de disco), espandilolitese (escorrega-mentos de uma vértebra em relação à outra), dores nas costas causadas pela coluna. "É preciso tratar a causa básica e procurar o especialista o quanto antes. Além disto, é recomendado controle do peso, atividade física regular, combate ao tabagismo e ergonomia", comenta o médico.

Dicas para evitar problemas de má postura:

Dicas para quem trabalha com computador e que deseja evitar problemas na coluna:

* Cadeira adequada com apoio na coluna por inteiro;

* Nos pés, apoiadores para que o joelho fique acima do quadril (ligeiramente) proporcionando relaxamento da musculatura para vertebral;

* O monitor deve ficar na altura dos olhos a uma distância de 70 centímetros;

Na hora de dormir é recomendável:

* Quem dorme de lado, é aconselhável travesseiro no espaço entre a coluna e cama. Os joelhos devem ficar semifletidos, com travesseiro entre eles;

* Quem dorme de barriga para cima, deve ter um travesseiro fino para a cabeça e travesseiro pequeno para o joelho para manter a posição de livre flexão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com