TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALMANAQUE DE BICHOS QUE DÃO EM GENTE

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 5

UNIAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

BACHAREL EM NUTRIÇÃO

LARISSA MONIQUE SANTANA SOUZA LEAL

        

ALMANAQUE DE BICHOS QUE DÃO EM GENTE

  

 

 

Fichamento apresentado no curso de Nutrição da UniAGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de Fundamentos da Parasitologia no 1º período, sob orientação da Professora Camila Dantas de Carvalho.

Paripiranga

Março de 2016

HIRSCH, Sonia. Almanaque de bichos que dão em gente. São Paulo: Correcotia, 3º edição, 2002.

CITAÇÕES REPRESENTATIVAS:

E acontece que é muito comum termos não só um verme, mas uma turma de dois, quatro, cinco ou mais tipos diferentes. Afinal, são milhões de anos de adaptação recíproca. Por isso mesmo, embora sempre nos causem pequenos danos, se não conseguirem colonizar nossas entranhas sua passagem será discreta e perfeitamente suportável (pág. 8).

“Parasitas são muitos gulosos. Consomem tecidos, sangue, outros fluidos e o conteúdo intestinal nobre do hospedeiro, incluindo secreções digestivas” (pág. 21).

“Agentes infecciosos entram pelo ar, pala agua, pela comida, pela saliva de mosquitos, carrapatos e animais raivosos, pelas feridas abertas, pelas trocas sexuais. Há reservatórios inesgotáveis deles em todos os animais” (pag.39).

“Toxoplasma gondii existe em todos os lugares do mundo e infecta a grande maioria dos mamíferos e das aves. Como a maioria dos apicomplexos, toxoplasma é um parasita intracelular compulsório” (pag.146).

“É um parasita de muitas espécies de animais, inclusive humanos, que são infectados ingerindo cistos através de comida ou água contaminada por material fecal” (pag.153).

CITAÇÕES INDIRETAS:

Segundo Sonia Hirsch (2002), certos vermes ataca mais quem anda descalço, toma banho de rio e tem pouca higiene. E que mesmo na mais cosmopolita das cidades modernas possui um vasto repertório de verminoses, afetando no mínimo 30% de qualquer população do mundo e pegando adultos assim como crianças e animais.

Segundo Sonia Hirsch (2002), devemos aceitar a ideia de que somos hospedeiros potenciais e habituais das coisas mais incômodas, agressivas, esquisitas e irritantes, e brigar todos os dias pela parcela diminuta de bem-estar que nos dá a vitória sobre elas.

Segundo Sonia Hirsch (2002), na anemia o sangue leva muito pouco oxigênio aos tecidos, o que estimula o pulmão a aumentar a taxa respiratória para tolher mais oxigênio, e o coração a pulsar mais para aumentar o volume de sangue circulante, sendo assim faz com que o seu tamanho também aumente.

Segundo Sonia Hirsch (2002), se não houver tratamento, a população de lombrigas pode crescer a ponto de obstruir o intestino, é o chamado “bolo de lombrigas”.

Segundo Sonia Hirsch (2002), no intestino delgado, os cistos da fascíola hepática se abrem e o vermezinho vai viajando pela corrente sanguínea até o fígado, penetrando nos tecidos e chega aos dutos biliares, onde se instala.

Segundo Sonia Hirsch (2002), a tênia não incomoda tanto quanto outros vermes, mas há sempre a ameaça de gerar cisticercose, ou seja, a infecção da carne do hospedeiro humano.

Segundo Sonia Hirsch (2002), muita gente hospeda ameba sem sentir nada, e quando há sintomas, os mais comuns são diarreia (que para e volta podendo alterar com prisão de ventre); cólicas; vontade de evacuar; fezes moles e fedidas (com muito muco e às vezes com sangue); gases; fadiga; dores musculares e raramente febre.

Segundo Sonia Hirsch (2002), a tricomoníase é uma infecção causada por um minúsculo parasita. O Trichomonas vaginalis vive no trato geniturinário inferior de homens e mulheres, e é transmitido por contato sexual.

Segundo Sonia Hirsch (2002), há inúmeras espécies de Sarcocystis, todas com dois hospedeiros obrigatórios em seus ciclos de vida. Um exemplo é o S. cruzi, que escolhe a vaca como hospedeiro intermediário e um canino como definitivo.

Segundo Sonia Hirsch (2002), ao fazer o exame de fezes, apenas um, e dando resultado negativo, não significa que há ausência de vermes; é preciso repetir o exame pelo menos três vezes, com intervalos de sete a dez dias, e com quatro métodos de exame para confirmar que não há nada.

TEXTO DISSERTATIVO:

Uma obra interessante de ler, o livro Almanaque de bichos que dão em gente é um minidicionário de parasitas de todas as espécies, que induz informações importantes sobre o tratamento dos parasitas, mostrando a forma como os parasitas são acometidos pelo hospedeiro, e como eles evoluem dentro do nosso organismo, causando danos e deixando o hospedeiro debilitado, com medidas de prevenção contra os parasitas.

É possível notar a existência dos parasitas, fungos e vermes que vem nos acompanhando desde sempre e levando de geração para geração, obtendo grande resistência dentro do nosso organismo, sendo eles adquiridos direta ou indiretamente de diversos tipos. Observa-se também o incomodo causado pelo parasita deixando seu hospedeiro desidratado, pois eles ficam grudados nos órgãos que produz digestão, reduzindo a qualidade de vida do seu hospedeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (174.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com