TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE GOVERNO EXECUTADO PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Exames: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE GOVERNO EXECUTADO PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE GOVERNO EXECUTADO PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Programa destinado a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do País, resultando em melhor qualidade de vida para toda a população brasileira, por intermédio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo.

I – Ecologicamente correto?

A décadas o Brasil vem sendo palco de uma discussão séria voltada para a temática ambiental. Observaram que a natureza estava sendo afetada pela humanidade, a partir de então o conhecimento tornou-se obrigatório para protegê-la e corrigir as falhas ambientais cometidas. A educação ambiental passa ser prioridade.

Com o passar dos anos outros sentidos são incorporados à filosofia de educação ambiental e entende-se que o ambiente é muito além da denominação de natureza e aspectos sociais são discutidos junto a essa temática. Nessa linha de pensamento afirma Capra (2006), “sociedade e natureza, de fato, interagem afetando-se mútua e equitativamente, porém, ambas vitalmente importantes, crescem ou desaparecem juntas”. Assim, o homem tende, portanto, a ser mais crítico, mais comprometido e responsável na busca de conhecimento e formação para poder desenvolver uma nova postura.

Portanto, é no sentido de promover a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria socioambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se insere a educação ambiental no planejamento estratégico do governo federal do país (ProNEA 2005). Sob essa premissa torna-se ecologicamente correto a implantação do programa.

II – Economicamente viável?

Assegurar um quadro de vida estável, promover o direito à saúde, à educação, à cultura, ao lazer, utilizando os recursos naturais de forma racional e eficiente, são objetivos do desenvolvimento educacional sustentável. Para tanto, o programa torna-se ecologicamente viável, levando em consideração que as atividades humanas devem ser baseadas no equilíbrio ecológico, na harmonia entre as pessoas e no lugar onde vivem, sem que se retire da natureza mais do que pode repor. Logo, o desenvolvimento sustentável deve ser capaz e compatibilizar o rápido crescimento econômico, o que exige políticas apropriadas, planejamento prévio e investimentos criteriosos.

O programa em objetiva o estímulo de pesquisas e apoio a organizações que trabalham nas linhas da Agenda 21, cria espaço de debate, difunde a legislação vigente, estimula empresas, instituições e órgãos à capacitação de seus trabalhadores visando à melhoria e ao controle efetivo sobre o meio ambiente de trabalho, bem como sobre as repercussões do processo produtivo no meio ambiente e promove processos de educação ambiental voltados para valores humanistas, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis. Todos esses pontos somam interesses globais pela proteção ambiental o que valida o programa e o torna amplamente aceitável e aplicável em qualquer esfera governamental. Mesmo ele sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com