TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação de seres vivos

Relatório de pesquisa: Alimentação de seres vivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  323 Visualizações

Introdução

Nutrição dos Seres Vivos

Nutrição Autotrófica

Nutrição Autotrófica ( auto = próprio; trofo = alimento ) Realizada apenas pelas plantas, algas e por certas bactérias.

O organismo é capaz de produzir todas as moléculas orgânicas do seu corpo a partir de substâncias inorgânicas que retiram do ambiente, como o gás carbônico, água e sais minerais.

O organismo vegetal usa a energia do sol, que é absorvida pela clorofila. Esse fenômeno, chamado fotossíntese, produz substâncias orgânicas para o organismo e libera oxigênio na atmosfera.

Nutrição Heterotrófica

Nutrição Heterotrófica ( hetero = diferente )

Os animais, os protozoários, os fungos e a maioria das bactérias não são capazes de realizar fotossíntese. Esses seres precisam ingerir moléculas orgânicas prontas.

Tipos de nutrição

Necrófagos - Necros = morto e Fagos = comer: Caracteriza-se então um animal que come animais ou plantas mortas. Também conhecidos como detritívoros ou saprófagos. Ex. (urubus)Frutívoros - Se alimentam de frutas (Besouros coprófagos)Carnívoros - Se alimentam de carne (Onças)Herbívoros - Se alimentam de vegetais (capivaras)Insetívoros - Se alimentam de insetos (sapos)Hematófagos - Se alimentam de sangue (morcegos (algumas espécies)) Onívoros - Se alimentam tanto de produtos de origem animal como vegetal. (Ser humano).

Neste trabalho irei falar sobre o tema Fotossíntese e Respiração Celular. Dentro desses temas foram criados alguns sub - temas.

Fotossíntese : Etapas, fórmula e importância.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com