TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha individual de acompanhamento

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

As UAN são unidades que pertencem ao setor de alimentação coletiva, cuja finalidade é administrar a produção de refeições nutricionalmente equilibradas com bom padrão higiênico-sanitário para consumo fora do lar, que possam contribuir para manter ou recuperar a saúde de coletividades, e ainda, auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares. Atendem clientela definida comunidade de direito ou de fato e podem estar situadas em empresas, escolas, universidades, hospitais, asilos, orfanatos, dentre outras instituições. (COLARES, FREITAS, 2007).

Dessa forma, os locais em que os trabalhadores faziam e fazem suas refeições, denominados de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), devem oferecer um cardápio qualitativa e quantitativamente variado e equilibrado a fim de manter a saúde de sua clientela. Além disso, a refeição deve estar de acordo com os hábitos alimentares da clientela, segura do ponto de vista da higiene e ajustada a disponibilidade financeira da empresa. (OLIVEIRA, ALVES, 2008).

Assim sendo, funcionários bem alimentados não terão tantos problemas de saúde e terão mais qualidade de vida, consequentemente aumentará a produtividade da empresa. Maiores oportunidades de desenvolvimento relacionam-se, também, com uma alimentação adequada. Assim, os aspectos qualitativos da alimentação não devem ser subestimados em relação aos aspectos quantitativos. (PRASS, et.al, 2007).

Visando melhorar e facilitar a alimentação dos trabalhadores, o governo brasileiro criou em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O objetivo deste programa era melhorar o estado nutricional do trabalhador, aumentar sua produtividade, reduzir os acidentes de trabalho e absenteísmo. (VELOSO, SANATANA, 2002).

O PAT encontra-se sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego. Seus recursos provêm dos trabalhadores (20%) e de empresas e governo (80%), e o acesso à alimentação é viabilizado por refeições servidas no local de trabalho ou pelo fornecimento de cupons e cestas básicas. (VELOSO, SANATANA, 2002).

É responsabilidade do nutricionista, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do homem, tendo ainda, como princípio básico, o bem-estar do indivíduo e da coletividade, no empenho da promoção da saúde, em especial quanto à assistência alimentar e nutricional (CFN, 2004).

O nutricionista deve procurar manter e/ou recuperar a saúde dos usuários e desenvolver hábitos alimentares saudáveis, amparados pela educação alimentar. Para PROENÇA (2000), além dos aspectos relacionados à refeição, uma UAN objetiva ainda satisfazer o usuário com o serviço oferecido, englobando desde o ambiente físico, incluindo tipo, conveniência e condições de higiene de instalações e equipamentos disponíveis, até o contato pessoal entre funcionários da UAN e os usuários, em todos os momentos.

De acordo com VEIROS, (2002) A atuação dos nutricionistas em UAN deve se basear na formação de profissional da área da saúde, fortalecendo a tríade refeição-comensal-saúde, privilegiando a promoção da saúde nas ações de gerenciamento da unidade. Isso abrange também as preocupações com as próprias condições de trabalho e de seus funcionários.

SEMANA 1

1.1 Escrever um breve relato sobre expectativas

Observar as praticas de produção de alimentos, como é feito o preparo das refeições em grande escala, além de acompanhar desde o recebimentos dos alimentos até a distribuição das refeições. Assim sendo, acompanhar também como é feito o planejamento de compras, a confecção dos cardápios, ademais, conhecer como é feito o controle higiênico-sanitário da UAN. Objetivando sempre aproveitar a oportunidade para aprender mais sobre o serviço de alimentação e nutrição.

 

  1.  Organograma da empresa

 [pic 1]

  1. Conhecer os setores e realizar a descrição dos cargos e funções

[pic 2]

[pic 3]

SEMANA 2

2.1 Tabela de peso e volume

PRODUTO

PESO

FARDO/CAIXA

Açúcar cristal

5 kg

Fardo c/ 6 uni

Adoçante liquido

100 ml

Caixa c/ 20 uni

Arroz

5 kg

Fardo c/ 30 uni

Aveia

200 g

         --------

Café

1 kg

Fardo c/ 10 uni

Chá

1 g

Caixa c/ 10 uni

Corante

500g

Fardo c/ 20 uni

Ervilha

280 g

Fardo c/ 24 uni

Extrato de tomate

850 g

Fardo c/ 10 uni

Farinha de mandioca

1 kg

Fardo c/ 20 uni

Feijão

1 kg

Fardo c/ 30 uni

Gelatina diet

12 g

            -----------

Isotônico

500 ml

Fardo c/ 6 uni

Leite desnatado

1 L

Caixa c/ 12 uni

Leite integral

1 L

Caixa c/ 12 uni

Macarrão espaguete

500g

Fardo c/ 30 uni

Macarrão parafuso

500 g

Fardo c/ 20 uni

Macarrão sopa

500 g

Fardo c/ 20 uni

Maizena

500 g

Caixa c/ 10 uni

Margarina

500g

           -----------

Milho verde

300 g

Fardo c/ 20 uni

Molho inglês

900 ml

           ----------

Mussarela

1 kg

           ----------

Óleo de soja

1 L

           ----------

Sal

1 kg

Fardo c/ 30 uni

Suco de caju

500 ml

Fardo c/ 6 uni

Suco em pó

1 kg

Caixa c/ 5 uni

Triguilho

500g

Fardo c/ 20 uni

Vinagre

1 L

Caixa c/ 12 uni

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (869.4 Kb)   docx (735.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com