TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fraude no Leite

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 2

Fraude no leite

Introdução

Existem dois tipos de fraudes que podem ocorrer em leite. A primeira delas, diz respeito à fraude no leite pela adição de qualquer substancia estranha (por exemplo: açúcar, agua, soro, amido, etc.).

Isso para aumentar o rendimento, a agua é uma fraude grosseira e facilmente descoberta pelo uso do densímetro. A adição de soro já e mais difícil de ser identificada, não faz mal a saúde, mas o problema e que a adição de soro dilui os nutrientes do leite, outro e que ocorre a fermentação pela a ação de bactérias lácticas, para o queijo e bom, mas para o leite e ruim porque essas bactérias vão fermentar o leite azedando-o mais rápido.

A segunda fraude e as más pratica que são muito frequentes, tanto pelo produtor como a usinas. Utilizam se substancias não permitida como, por exemplo, bicarbonato de sódio e soda caustica para disfarçar a acidez.

Nessa pratica foi verificado se há presença de amido no leite.

Metodologia utilizada:

Amido

Transferir 5 ml de leite para o tubo de ensaio

Adicionar as amostras preparadas 5 gotas de lugol

Agitar e observar a coloração produzida.

Objetivo:

Indicação de acidez pela mudança da cor da mistura: estado de conservação do leite.

Termo estabilidade do leite.

Discursão:

Utilizou-se o leite de lote 06, fabricado em 19/01/2014 e com validade de 19/03/2015 como pôde se observar ele esta dentro do prazo de validade, em seguida procedeu-se adicionando 5 ml de leite no tubo  de ensaio e aqueceu. Logo após adicionou-se 5 gotas de lugol e agitou.

O amido com o iodo forma um composto de adsorção de coloração azul para resultados positivos, ou seja, quando há adição de amido, como nesse caso não houve mudança de cor o resultado é negativo para adição de amido, como mostra a figura:

[pic 1]

Tubo de ensaio com leite e lugol

Foram realizados testes por outro grupo, para verificar se ouve fraude no leite. O resultado para eles foram positivo onde pôde ser observada a mudança de cor como mostra a figura:

[pic 2]

Leite fraudado por outro grupo.

Conclusão:

Conclui-se que o resultado para adição de amido foi negativo, porem pode haver agua. Frequentemente, tanto o produtor como a usina tentam disfarçar a má qualidade do leite através do uso de substancias não permitido, para evitar perdas ou aumentar seus lucros. Obtiveram-se os resultados esperados, onde foi possível identificar quando há fraude no leite.

Referencias:

http://portallactico.com.br/noticias/fraudes-na-cadeia-do-leite-como-monitora-las-11741/>

BOBBIO, F.O.Introducao à química de alimentos. 3. Ed. São Paulo: Varela, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com