TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integrais e Refinados

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO

Prática Clínica em Saúde Coletiva

Tema

Integrais X Refinados

Profª Valéria

São Paulo

2016


Alunos

Alexia Campos RGM: 15128458

Gustavo de Almeida Vieira RGM: 15032736

Priscilla Midori Kurosaki RGM: 15373410

Stephani Czyziw Szpak RGM: 15242404

Tatiene Sato  RGM: 15140679


Integrais e Refinados

O meios de comunicação presentes na sociedade como revistas, jornais, televisão e internet colaboram para que informações sobre um estilo de vida saudável chegue a toda população. Algumas reportagens têm a finalidade de reconstrução de hábitos de vida e mudança de práticas sociais como, por exemplo, a importância e as diferenças dos alimentos integrais e refinados e como esses alimentos colaboram para o processo de saúde - doença.

Segundo o Ministério da Saúde alimento integral é aquele que não é processado ou é pouco processado e que mantém em perfeitas condições seu teor de fibras e nutrientes. Já os alimentos refinados são aqueles que, durante um processo de beneficiamento, sofrem transformações em sua estrutura. Por tanto, alimentos integrais e refinados diferem - se pela forma como são tratados e seus processos até que se chegue ao produto final.

Os alimentos refinados são submetidos a processos de refinamento, nos quais, independente das técnicas e produtos químicos utilizados, haverá perda de grande parte do teor de fibras, minerais e vitaminas que são essenciais ao nosso organismo. Perde - se então em quantidade e qualidade, com o objetivo que esses alimentos cheguem ao consumidor com melhor textura, maior durabilidade e menor preço.

Quanto à composição, os alimentos integrais ou complexos têm sua forma praticamente intacta mantendo assim suas propriedades naturais. Em sua maioria, os grãos apresentam três camadas: o farelo, denominado de casca e que é rico em fibra, vitamina B, proteínas e minerais; o endosperma, porção intermediária do grão que constitui uma grande fonte de energia por ser rico em amido; e o gérmem, que é a semente e possui uma grande quantidade de minerais, vitaminas e fitonutrientes (substâncias naturais presentes em vegetais com diversas propriedades tais como antioxidantes e anti-inflamatórios).

Em comparação, o alimento refinado tem as camadas de farelo e gérmem retiradas, restando somente o endosperma.

        Um alimento indispensável em nossa alimentação que exemplifica bem essa comparação é o açúcar. O açúcar mascavo não passa pelo refinamento, mantendo as propriedades da cana-de-açúcar, e especialistas indicam que em 100 gramas de açúcar mascavo, há 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Na mesma quantidade do refinado (branco) encontramos, no máximo, 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

 Existem muitas dúvidas por parte da sociedade quando é abordado esse assunto, como as diferenças entre o refinado e o integral, quais benefícios podem trazer ou até mesmo se vale a pena trocar um pelo outro. A imagem a seguir apresenta um comparativo entre os pães branco e integral mostrando suas diferentes composições, benefícios nutricionais e quais são os preferidos dos consumidores.

[pic 1]

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/substituir-alimentos-refinados-por-integrais-faz-bem-para-saude.html

Como mostrado na figura os alimentos integrais possuem uma maior quantidade de vitaminas e minerais em comparação aos refinados.

Além do açúcar e o pão existe uma grande quantidade de alimentos integrais disponíveis no mercado aos consumidores. Seguem alguns exemplos que mostram também suas propriedades nutricionais mais importantes:

Arroz Integral

Grande quantidade de fibras e vitamina A, B2, B5 e B6, em cálcio, fósforo e ferro.

Farinha de Trigo Integral

Apresenta vitaminas, proteínas e fibras

Centeio (grãos, farinha, flocos)

Rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo

Cevada em grãos

Rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.

Trigo em grão

Rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. Possui Vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e Zinco.

Benefícios e Malefícios

Por ser mais natural e consequentemente possuir muito mais nutrientes, o alimento integral se mostra mais benéfico em relação ao refinado.

Sensação de saciedade:

Apesar do alimento integral ser considerado mais calórico, sua viscosidade faz com que, ao ser ingerido, absorva grande quantidade de água formando géis que forram a parede do estômago retardando o esvaziamento gástrico. Com isso, o processo digestivo torna-se mais lento e permite menor absorção de gordura e de glucose (outras grandes fontes de calorias). Como resultado, ao ingerir alimentos integrais temos diminuída a sensação de fome garantindo uma saciedade por mais tempo. Em contrapartida, o alimento refinado é mais fácil de ser digerido, pois só tem a camada de carboidrato (endosperma). Por ser de rápida absorção colabora para elevações da glicose sanguínea em um curto período de tempo após a refeição (que varia de acordo com o tipo de alimento), aumentam os níveis de insulina rapidamente fazendo com que a glicemia se estabilize e caia e então ocorra novamente a sensação de fome.

Fontes de fibra

Outro nutriente importante presente nos alimentos integrais são as fibras, que em geral faltam no cardápio do brasileiro. As fibras insolúveis, como o farelo de trigo, ligam-se aos sais biliares e reduzem a absorção de gordura. E as fibras solúveis, como farelo de aveia, feijão, leguminosas, frutas e hortaliças, combatem o colesterol ruim, o LDL.

Funções

As fibras auxiliam na regulação do funcionamento intestinal, aumentando a quantidade de bactérias benéficas (lactobacilos) e diminuindo a quantidade daquelas que podem causar doenças intestinais. Como resultado, diminuem a incidência de constipação intestinal, a incidência de câncer de cólon e o risco de doenças cardiovasculares por interferirem na absorção de gorduras ingeridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (383.4 Kb)   docx (805.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com