TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica analitica

Por:   •  2/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

INTRODUÇÃO A QUÍMICA ANALÍTICA – 2ª aula

O papel da química analítica

É empregada na indústria, na medicina e em todas as   outras ciências. Considere alguns exemplos:

  • As concentrações de oxigênio e de dióxido de carbono são determinadas em milhões de amostras de sangue diariamente e usadas para diagnosticar e tratar doenças;
  •  A determinação quantitativa de nitrogênio em alimentos indica o seu valor protéico e, desta forma, o seu valor nutricional;
  •  Os fazendeiros planejam a programação da fertilização e a irrigação para satisfazer as necessidades das plantas, durante a estação de crescimento.

O que é Química analítica?

É o ramo da química que envolve a separação, identificação e determinação  das quantidades relativas dos componentes de uma amostra.

Qual o seu objetivo?

Desenvolvimento de métodos para a determinação da composição química dos materiais e o estudo da teoria em que se baseiam esses métodos. É uma ciência de medição que consiste em um conjunto de idéias e métodos poderosos que são úteis em todos os campos da ciência e medicina.

Ela é dividida basicamente em: Química quantitativa e Química qualitativa.

Métodos analíticos quantitativos

  • Os métodos gravimétricos determinam a massa do analito ou de algum composto quimicamente a ele relacionado, é um método cujo processo envolve a separação e pesagem de um elemento ou um composto do elemento na forma mais pura possível;  Engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável; A analise gravimétrica esta baseada na medida indireta da massa de um ou mais constituintes de uma amostra.

  •  Método volumétrico mede-se o volume da solução contendo reagente em quantidade suficiente para reagir com todo analito presente; é um procedimento laboratorial em que utilizamos certo volume de uma solução de  concentração conhecida para determinar a concentração de outra solução; O volume da solução de concentração conhecida será determinado quando ela reagir completamente com a solução de concentração desconhecida, ou seja, as soluções envolvidas devem reagir entre si. Um dos procedimentos mais utilizados dentro da volumetria é a titulação, uma análise volumétrica que envolve a ocorrência de uma reação entre um ácido e uma base ou vice-versa.

  •  Os métodos eletroanalíticos envolvem a medida de alguma propriedade elétrica, como o potencial, corrente, resistência e quantidade de carga elétrica;
  •  Os métodos espectroscópicos baseiam-se na medida da interação entre a radiação eletromagnética e os átomos ou as moléculas do analito, ou ainda a produção de radiação pelo analito.

Uma análise quantitativa pode ser realizada da seguinte forma:

- Escolha do método

- Obtenção da amostra: quando o material é amplo e heterogêneo, grande esforço é requerido para se obter uma amostra representativa.  

Amostragem é o processo de coletar uma pequena massa de um material cuja composição represente exatamente o todo do material que está sendo amostrado.

- Processamento da amostra, que envolve:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com