TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco de seleção perguntando

Tese: Risco de seleção perguntando. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTANTE: Esta atividade vale 6,0 pontos e será avaliada pelo seu tutor para compor a nota do 1º bimestre. Você deverá realizá-la individualmente e postá-la no campo indicado ao final da página.

Atente-se ao prazo de entrega!

Dúvidas? Entre em contato com seu tutor ou acesse o ícone Por onde começar.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF".

Bom trabalho!

Tema 3: Triagem de risco nutricional

O sistema público de saúde, chamado de Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira e existe para que a população brasileira seja atendida gratuitamente, desde simples consultas ambulatoriais até transplantes de órgãos. Dentre os pilares do SUS estão a garantia de acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, porém, sabemos que na prática o sistema público de saúde é escasso e demorado. Diversos profissionais da saúde que trabalham no SUS se desdobram para a realização de um atendimento humanitário e digno aos pacientes.

Neste contexto, você, enfermeiro, está inserido em um hospital de atendimento ao SUS. Sua ala hospitalar, uma enfermaria, conta com 30 leitos, mas está atendendo cerca de 38 pacientes. A nutricionista responsável pela sua ala está de licença gestante e por isso sua enfermaria não recebe os atendimentos nutricionais adequadamente. Você é o enfermeiro chefe desta unidade e precisa gerenciar todos os técnicos em enfermagem e pacientes.

Sua missão é contribuir para que os pacientes se recuperem e recebam alta o mais rápido possível. Para isso, você deve:

Avaliar o estado nutricional do paciente para verificar se ele necessita de atendimentos nutricionais especializados.

Avaliar a alimentação atual do paciente e fornecer orientações gerais de alimentação saudável para a alta do paciente.

Para esta atividade, você deve aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas tema de 1 a 3, sobre conceitos básicos de alimentação, nutrientes, guias alimentares e triagem de risco nutricional. A nutrição pode contribuir muito para a melhoria do estado nutricional de pacientes hospitalizados, fazendo com que eles respondam melhor a terapia medicamentosa; isso faz com que o paciente receba alta mais rapidamente.

Para tanto, você deverá elaborar um relatório nutricional realizado de um paciente internado, baseando-se nos passos que serão apresentados a seguir.

Passo 1: Em sua enfermaria, temos o seguinte paciente internado:

R. O. B., homem, 71 anos, peso atual: 65 kg, altura: 1,75 m, apresenta diagnóstico de diabetes (DM) e hipertensão arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mmHg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM e HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar, e por isso perdeu 3 kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresente uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.

Sua primeira atividade neste Passo 1 é, portanto, apresentar respostas para a seguinte questão:

Ao iniciar a internação do paciente e na conversa com ele podemos fazer um exame físico. Com as características já descritas do paciente, podemos suspeitar de alguma deficiência nutricional?

Dica: Para responder a essa questão, reveja a tabela de exame físico descrita no Caderno de Atividades da aula 3 de triagem de risco nutricional. Nela estão descritos os sintomas físicos de diversas deficiências de nutrientes, como vitaminas, minerais e até proteínas. Elas são de grande importância na avaliação do paciente.

Passo 2: Considere ainda o mesmo paciente e sua condição de saúde. Conversando com ele sobre sua alimentação e continuando a avaliação, obtivemos os seguintes dados:

Ao avaliar o seu consumo alimentar, ele diz que mora sozinho e ele mesmo prepara suas refeições. Diz se alimentar 2 a 3 vezes por dia. Geralmente uma sopa de legumes, sem carne, e no café da manhã apenas leite com café. Relata consumir duas frutas macias, como banana e mamão, e bebe poucos líquidos. Ele diz que se sente muito magro e muito debilitado, comparado a seus amigos com a mesma idade. Apresenta uma circunferência braquial de 22 cm e de panturrilha de 32 cm.

Você percebe que este paciente está emagrecido e com uma baixa ingestão de alimentos, dessa forma, conclui que ele precisa passar por uma triagem de risco nutricional para verificar se encontra-se em risco de desnutrição ou desnutrido.

Agora, você deve responder à seguinte questão:

Selecione o melhor formulário de triagem de risco nutricional já estudado na aula 3 e preencha com os dados do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com