TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amamentação

Por:   •  11/2/2018  •  Ensaio  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DA OFICINA    Data:      22/01/2017      Horário: 09:00       Local: CRAS Arraial D’ajuda

Objetivo: Compartilhar informações sobre amamentação

Tema:  Amamentação                                                                  

Subtemas: O Leite Materno; Porque Amamentar?; Vantagens para o Lactente; Prevenção de doenças; Vantagens para quem amamenta; Colostro; Leite de Transição; Leite Maduro; Leite do Prematuro; Os inimigos do aleitamento materno; Como amamentar?; Alterações da mama (fissuras, rachaduras, seios inchados e doloridos), “Se meu leite acabar”; Por quanto tempo amamentar; Quando devo introduzir novos alimentos.

Número e perfil dos participantes: 10 gestantes da área de abrangência da USF Arraial Bairro I, com idade entre 17 e 35 anos. Todas são alfabetizadas. Todas fazem o pré-natal na unidade. Metade já tem outros filhos. A grande maioria possui companheiro.

  1. AQUECIMENTO INESPECÍFICO

Dinâmica "Linha da vida"

Entregar uma folha para cada gestante e pedir para que faça uma linha reta na horizontal na folha e marque-a com traços na vertical indicando as idades em que fatos importantes na vida delas ocorreram. Exemplo, em 1980 nasci, com 7 anos fui a escola, com 15 engravidei pela primeira vez, aos 25 separei etc.

Pedir para que elas apresentem a sua linha da vida para as demais gestantes.

Na parte de traz da folha essas devem fazer uma linha novamente na horizontal, só que agora elas devem escrever sobre o futuro, como elas acreditam que estarão daqui há 3 meses, seis meses, um ano, cinco anos e 10 anos. Tente fazer isso pensando em relação a maternidade, como ela se vê, se trabalhando, cuidando dos filhos, casada, divorciada, tendo uma vida ou se dedicando a maternidade.

Dinâmica do Chapéu

Agora que todas já se apresentaram e o clima inicial de desconhecimento já foi quebrado, iremos realizar a dinâmica do chapéu, com o objetivo de conhecer um pouco mais os sentimentos das gestantes para consigo mesmo (se possuem alta ou baixa estima) e com a gestação. Nesta dinâmica deve-se avisar para as gestantes que elas irão ver alguém muito importante dentro do chapéu e que devem falar um pouco sobre as características e sentimentos dessa pessoa (sem necessariamente identificar a pessoa). O próprio condutor pode iniciar e em seguida passar um chapéu com um espelho no fundo e aguardar a fala de cada participante.

  1. AQUECIMENTO ESPECÍFICO

Jogo da “Batata quente” (Bola)

Deve-se dispor os participantes em círculo e pedir para cada um pensar em algo sobre a amamentação (algo que acreditem ser certo ou errado). Encha o balão e diga que vai começar o jogo. Coloque para tocar uma música alegre. O balão deve passar de mão em mão até que você decida pausar música. Neste momento quem estiver com o balão na mão deve dizer o que pensou sobre a amamentação. A sugestão de cada participante é anotada em uma folha de papel metro para reflexão na próxima etapa. O jogo continua até que todas tenham contribuído. Ao final, teremos uma visão do grupo sobre o que elas acreditam ser certas ou erradas na amamentação.

  1. ATUALIZAÇÃO DO TEMA

Está etapa será dividida em duas partes:

  1. “Fala sério ou com certeza” – Nesta etapa serão feitas afirmações e as participantes levantarão plaquinhas: “Fala sério” para as afirmações que acreditarem ser falsas e “Com certeza” para as que acreditarem ser verdadeiras. As gestantes devem dar as suas respostas. A cada pergunta deve-se aproveitar a oportunidade para dar explicações a respeito do assunto.
  2. “Mesa demonstrativa” – Nesta etapa devem ser mostrados objetos e imagens dos assuntos relacionados. Pedir a opinião sobre os mesmos, dar explicações e esclarecer dúvidas. Ex: Exibir imagens das alterações da mama, perguntar o que elas fariam em cada situação e por fim informar a melhor conduta.

  1. SISTEMATIZAÇÃO  

Nesta etapa, para “revisar” e avaliar o que foi “absorvido” pelo grupo, será distribuído um barbante. Com auxilio, a gestante deve pegar o barbante, medir a circunferência da sua barriga e cortar na medida exata. É dito que elas vão enrolar esse barbante no dedo e enquanto ele é enrolado devem dizer o que chamou mais atenção no assunto, a informação que elas acharam mais importante. As que estiverem com a barriga maior acabaram falando por mais tempo.

Após essa atividade, as sugestões dadas por cada gestante e anotadas no papel metro durante o aquecimento especifico serão avaliadas em grupo se são corretas ou não.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com