TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Classificação e Diagnóstico de Cárie

Por:   •  1/2/2022  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

                        Classificação e diagnóstico da cárie

Saber classificar e diagnosticar corretamente a doença cárie dental é de crucial importância aos profissionais odontológicos, sendo importantíssimo a aquisição dos conhecimentos necessários para realização deste diagnóstico e a seguir saber indicar os  procedimentos precisos para o tratamento e fornecer ao paciente as orientações corretas.

De acordo com o ICDAS( Sistema Internacional de Detecção e avaliação de Cárie) existem várias classificações distintas que podem ser  usadas  durante o diagnóstico.

Os profissionais devem estar a par de todos os critérios para a detecção de cáries, seguindo corretamente o protocolo para a inspeção visual de superfícies dentárias ,permitindo assim as condições necessárias para uma avaliação precisa e de qualidade, tais como, remoção de próteses ,iluminação ,controle de umidade etc...Ressaltando que é importantíssimo saber fazer o reconhecimento dos limites da superfície dentária.

Os registros devem ser feitos por meio de dois dígitos ,que correspondem aos códigos que identificam a superfície do dente ( Código de restauração ,selante e dente em falta e Código de cárie em poços e fissuras).

O profissional odontológico deve estar atento as considerações especiais na codificação, casos específicos em que este deve saber como proceder no ato do registro, tais como ,dentes com faixa ou braquetes,coroa dentária destruída por cáries ,dentes supranumerários ,entre diversas outras condições que um dente pode apresentar.

Os códigos de cárie em poços e fissuras foram criados com base nas condições que pode apresentar a superfície. São elas, quando não há evidências de decomposição no esmalte seco, primeira mudança visível no esmalte seco, lesão de cárie observada no esmalte em estudo úmido e permanece após a secagem, ruptura localizada do esmalte por cárie sem dentina visivel,sombra escura da dentina subjacente, com ou sem quebra localizada no esmalte, cavidade detectável com dentina visível mais da metade da superfície.

Os códigos de cárie em superfície lisa livre, vareiam de acordo com as as características: superfície de dente sadio, primeira alteração visual no esmalte ,mudança visual distinta no esmalte quando visto molhado, colapso localizado do esmalte devido à carie sem dentina visivel,sombra escura subjacente da dentina com ou sem quebra localizada no esmalte ,cavidade distinta com dentina visível e cavidade distinta extensa com dentina visível.

Os códigos de cárie em superfície lisa(mesial e distal), são registrados de acordo com as características seguintes:

superfície do dente sadio, primeira alteração visual do esmalte após secagem, mudança visual distinta no esmalte quando visto molhado, desagregação inicial no esmalte devido  a cárie sem dentina visível ,sombra escura subjacente da dentina com ou sem quebra localizada do esmalte ,cavidade distinta com dentina visível, cavidade distinta extensa com dentina visível.

Os códigos de cárie associada a restaurações e códigos de selantes são registrados de acordo com as características:

superfície do dente sadio com restauração ou selante, primeira alteração visual no esmalte ,alteração visual distinta no esmalte/dentina adjacente a uma margem de restauração/selante, defeitos cariados de <0,5 mm com os sinais anteriores ,cárie marginal em esmalte/dentina/cemento adjacente a restauração/selante com sombra escura subjacente à dentina ,cavidade distinta adjacente a restauração/selante, e cavidade distinta extensa com dentina visível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com