TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ortodontia

Por:   •  18/11/2017  •  Resenha  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – Campus de Jequié

COLEGIADO DO CURSO DE ODONTOLOGIA

Camila Lima, Ivamara Gonçalves, Lorraine Araújo, Lucas Rosa, Mara Kevanny e Sabrina Pinheiro

Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – R. Antônio Orrico, 357 - São José, Jequié - BA, 45204-010

 ORTODONTIA

Ortodontia é uma das diversas especialidades odontológicas, sendo essa responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam perfeitamente tornam a limpeza correta uma tarefa difícil, podendo acarretar à perda dos mesmos, devido à deterioração e à doença periodontal. Além de prejudicar a aparência do indivíduo tem como consequências sintomas como o estresse adicional aos músculos da mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (articulação temporomandibular) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

 O especialista neste campo é chamado de ortodontista, sendo necessário um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular, entretanto todos os cirurgiões dentistas necessitam de conhecimentos ortodônticos para que a má posição dos dentes seja diagnosticada precocemente, visto que as más oclusões ocupam a terceira posição na escala de problemas de saúde bucal no Brasil (NOGUEIRA, 2014).

Segundo Vilella (2007) a Ortodontia é a especialidade mais antiga da Odontologia, entretanto ainda existem poucos registros do desenvolvimento dessa especialidade no Brasil. Desde a antiguidade dentes irregulares e amontoados têm sido um problema para várias pessoas, prova disso são aparelhos ortodônticos primitivos encontrados em escavações que tornam evidente que a preocupação humana com a correção das más oclusões dentárias (irregularidades dos dentes) não é recente. O tratamento ortodôntico além de tornar a boca mais saudável, proporciona uma aparência agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Com auxílio de alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos dentes e fotografias e radiografias especiais.

O ortodontista ou dentista clínico poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado ao quadro do paciente. Para a realização dos tratamentos diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são algumas das ferramentas utilizadas para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular, estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares, sendo que a gravidade da má oclusão determinará qual o procedimento ortodôntico mais conveniente e eficaz. 

Os pacientes que aderem aos aparelhos ortodônticos, podendo utilizá-los por muito tempo, dão muita importância para qual tipo de aparelho escolher, pois além de corrigir os dentes no período de uso querem parecer bem esteticamente com esse aparelho considerado um novo acessório de beleza.

O tipo mais comum de aparelho é o fixo, possuindo bandas, fios e braquetes. Os braquetes são colados nos dentes com uma resina composta, material que não danifica o esmalte. As ligaduras, fazem o arco ficar preso aos braquetes e por meio de elásticos o ortodontista ajusta a estrutura dentária, possibilitando através da força uma movimentação dos dentes em direção a uma posição correta. Esse procedimento é indicado para adolescentes e adultos, visto que os mesmo já se encontram com os dentes permanentes e estrutura de arcada bem formada.

Existe também o aparelho fixo estético com o intuito de corrigir irregularidades dentárias. No entanto, os materiais utilizados para a construção desse aparelho são transparentes, adquirindo assim uma estética mais a frente comparado ao aparelho metálico. O expansor palatino é desconhecido pela maioria da população como um tipo de aparelho, o mesmo serve para corrigir mordida cruzada, além de ganhar espaço para dentes amontoados.

O aparelho móvel por sua vez, tem o objetivo de manter os dentes na posição correta, e é indicado principalmente após a retirada do aparelho fixo. Os aparelhos removíveis permitem que alguns tipos de tratamento com orientação do crescimento seja feito mais cedo do que seria possível com aparelhos fixos. Estas vantagens tanto para o paciente quanto para o dentista têm assegurado um contínuo interesse nos aparelhos removíveis para crianças e adultos. (W. WILLIAM, H. FIELDS e SARVER, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (174.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com