TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensibilidade Vestibular

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

AMELOGÊNESE

O processo de amelogênese vai desde a diferenciação do epitélio do órgão do esmalte até a formação e maturação do esmalte pré-eruptivo.

Composição do esmalte: - 97% (material inorgânico): cristais de fosfato de cálcio sob a forma de hidroxiapatita, carbono, sódio, magnésio, cloreto, potássio e flúor.

- 1% (material orgânico): proteínas, carboidratos e lipídios.

- 2% (água)

Características do esmalte: - dureza

- friável

- translucido

Os ameloblastos passam por várias fases funcionais durante amelogênese:

  1. morfogenética
  2. Diferenciação
  3. Secretora (amelogênese propriamente dita)
  4. Maturação
  5. Proteção

FASE MORFOGENETICA:

Quando na região de futuras cúspides ou da borda incisal do dente, as células do epitélio interno do órgão do esmalte param de se dividir, determinando que a forma da coroa do dente seja estabelecida pela dobra desse epitélio.

- início do estágio de câmpanula.

- células cubicas, núcleo ovóide, núcleo próximo a lamina basal. O citoplasma apresenta polirribossomas, mitocôndrias, complexo de golgi (pouco desenvolvido).

- fase de desenvolvimento das organelas.

FASE DE DIFERENCIAÇÃO

- Com a inversão polaridade, as células do epitélio interno do órgão do esmalte tornam-se pré-ameloblastos.

- Há um aumento das células em até duas vezes, tornando-se cilíndricas.

- E ocorre a migração do núcleo e das organelas para os polos opostos.

- Surgimento estrato intermediário localizado entre o reticulo estrelado e os pré-ameloblastos.

- Características dos pré-ameloblastos: células cilíndricas altas; inversão de polaridade; núcleo (polo proximal); complexo de golgi, reticulo endoplasmático rugoso e microtúbulos paralelos ao eixo da célula (polo distal).

- Os pré-ameloblastos induzem a diferenciação das células ectomesenquimais da periferia da papila dentária a se diferenciarem em odontoblastos, os quais formarão a primeira camada de dentina (dentina do manto) que vai induzir os pré-ameloblastos a se diferenciar em ameloblastos secretando assim o esmalte.

- Ocorre então um outro aumento do comprimento da célula, complexo de golgi e RER mais desenvolvidos e a mitocôndria permanece no polo proximal. Com isso, haverá a  liberação de enzimas lisossomais localizadas no polo distal que vão degradar a lamina basal. Logo depois, ocorre o desenvolvimento de curtos processos da superfície distal que se projetam para a matriz da dentina e entram em contato com os processos dos odontoblastos e com as vesículas da matriz. Depois desses eventos os pré-ameloblastos tornam-se ameloblastos diferenciados prestes a secretar matriz de esmalte.

FASE SECRETORA

- Os ameloblastos possuem características de células secretoras e produzem a primeira camada de esmalte que é composta por material orgânico (proteina, carboidratos e lipídios), a matriz orgânica do esmalte é constituída por proteínas não-colágenas (o que expressa claramente a origem não conjuntiva do esmalte). As proteínas se dividem em dois grandes grupos, sendo estes: amelogeninas (maior grupo) e não amelogeninas.

- No início dessa fase a mineralização chega a 15% de matéria inorgânica constituída principalmente de cristais de hidroxiapatita perpendiculares a dentina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com