TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-Vestibular

Artigos Científicos: Pré-Vestibular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  679 Visualizações

‘Imprensa’ é o termo utilizado para designar um conjunto de veículos de mídia, sejam eles jornais, revistas, televisão ou sites jornalísticos.

Muito enleada a interesses privados ou partidários e inserida em jogos políticos, a imprensa brasileira vem fugindo de seu verdadeiro papel: o de apurar e divulgar informações a respeito de todos os assuntos de interesse público, de forma imparcial.

Alguns sociólogos encaram a imprensa como uma espécie de quarto poder, tão ou mais enérgico que o Executivo, Legislativo e Judiciário. A partir de uma Constituição que lhe confere liberdade, ela seria, dentre os quatro, o poder sobre o qual é exercido menor controle. Também porque, ao menor sinal de averiguação ou discussão sobre a qualidade dos meios de comunicação, surge, em revide, o abominável termo ‘censura’.

Tal liberdade acaba por propiciar e perpetuar um quadro interessante: uma mesma notícia é escrita e publicada de modos muito distintos entre dois jornais, por exemplo. Considera-se a interpretação de cada jornalista, os interesses empresariais e políticos das instituições às quais eles estão subordinados e, é claro, a potência sensacionalista que o fato em questão pode possuir.

Dessa maneira, é muito difícil estabelecer uma verdade, saber do fato como ele ocorreu de fato, o mais livre possível de manipulações.

Concomitantemente, no Brasil, observa-se que as posições políticas de meios midiáticos como jornais impressos ou emissoras de televisão são frequentemente camufladas em uma falsa imparcialidade, repleta de interesses escusos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com