TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo(a) Microsoft Word Document

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Nomeie todo instrumental indicado para uso no laboratorio e clinica. Quando citadas as curetas, escreva também, as caracteristicas especificas de cada uma delas e em quais grupos de dentes elas deveram ser usadas.

  • Os instrumentos periodontais tem como finalidade realizar o exame clínico, fazer raspagem supra/subgengival, acabamento e polimento dentário e cirurgias periodontais.
  • 1) Os intrumentos são identificados por : Classificação geral : exploradores , raspadores e etc..

2) Números: 5-6 , 7-8 ...

3) Nome : cureta , lima , foice e sonda.

4) Fabricante : Gracey , Mccall e etc

  • 1)Sonda periodontal – A sonda  mede profundidade de bolsa periodontal e perda de inserção. Tem importância  no estágio de diagnóstico da doença periodontal e na maioria dos casos é milimetrada.

2)Sonda Nabers – é utilizadas nas bi e trifurcações, milimetrada e serve para identificar lesão periodontal e perda óssea entre raízes.

3)Limas - Indicação – fratura de grandes massas de calculo; subgengival; faces livres, proximais de áreas desdentadas e distal de últimos molares.

  • 4) Curetas .As mais longas e anguladas são para posteriores, enquanto as mais curtas e menos anguladas são para anteriores. Elas ainda podem ser universais ou especificas. Quanto ao bordo de corte as Mccall possuem ambos bordos cortantes 13-14 (anteriores até pré todas as faces ) 17-18 (pré e  posteriores) por possuirem os dois lados cortantes são indicadas para limpeza supra . As curetas Gracey ,  1-2 ( dentes anteriores ), 5 – 6 ( anteriores e pré-molares) , 7-8 e 9-10: faces livres de posteriores e 11-12 posteriores (mesial) e 12-13 Posteriores (distal) .
  • Limas 3- 7 ( faces livres de todos os dentes ) 5-11 faces proximais de todos os dentes

[pic 1]

  • 2ª )Para destro o dentista poderá ficar entre 9h e 12h e canhotos 3h e 12h .  A altura do mocho deverá formar um ângulo de 90º com os joelhos , juntamente com os pés apoiados no chão. As costas devem ficar apoiadas no encosto do mocho. Os cotovelos devem sempre estar apoiados proximos ao corpo, sempre que possível, se estiverem muito elevados , provavelmente a posição está errada.

             2b)   A parte terminal da haste deve estar paralela ou ligeiramente inclinada em relação ao longo eixo do dente. O movimento de ativação é de tração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (266.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com