TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Granuloma Biogênico

Por:   •  28/3/2022  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Granuloma Piogênico

O granuloma piogênico é uma lesão benigna originada do aumento de tecidos e vasos sanguíneos, este processo inflamatório crônico é provocado por vários fatores múltiplos, como a má higiene oral e repetidos traumas locais que estão sempre associados.

Conforme descrito por Neville (2009, p.519), granuloma piogênico tem-se o seguinte conceito

”O granuloma piogênico é um crescimento semelhante a tumor da cavidade oral que, tradicionalmente, tem sido considerado como tendo natureza não-neoplásica. Embora originalmente se acreditasse que a lesão fosse causada por organismos piogênicos, atualmente acredita-se que não esteja relacionada a infecção. Contrariamente, acredita-se que o granuloma piogênico represente uma resposta tecidual a um irritante local ou a um trauma. Apesar de seu nome, não é um granuloma verdadeiro. ”

O granuloma piogênico na cavidade oral manifesta cerca de 77% doa casos na gengiva vestibular da maxila, encontra-se também no reboldo alveolar edentado, séssil ou pedunculado e de rápido crescimento. Essa lesão possui sangramento espontâneo, pediculada, firme e de coloração vermelho brilhante e que com o passar do tempo torna-se rósea, possui forma de pápula ou nódulo, é geralmente indolor, porem o tecido pode se ulcerar e provar sangramento e sintomatologia decorrente do traumatismo local, devido seu crescimento rápido pode ser confundido com neoplasias malignas.

De acordo com (BORGES, 2021) “O GP tem predileção pelo sexo feminino, pele branca, grávidas (granuloma gravídico), adolescentes e adultos jovens de 11 a 40 anos”. Isso ocorre devido aos efeitos vasculares dos hormônios femininos, e durante a gravides há um maior desenvolvimento durante o primeiro trimestre, e o seu desenvolvimento aumenta a partir do sétimo mês.

Neville (2009, p.520) afirma também que:

 “O crescimento gradual no desenvolvimento destas lesões durante a gravidez pode estar relacionado ao aumento dos níveis de estrogênio e progesterona com a progressão da gravidez. Após a gravidez, com o retorno dos níveis hormonais normais, alguns destes granulomas piogênicos resolvem-se sem tratamento ou sofrem maturação fibrosa e lembram um fibroma. ”

Referência bibliográfica

NEVILLE [et al.], Brad Patologia oral & maxilofacial; [tradução Danielle Resende Camisasca Barroso... et al.]. — Rio de Janeiro : Elsevier, 2009.

FRANCISCO DE DEUS BORGES, Eduardo. Granuloma piogênico em assoalho bucal: relato de caso. Revista Cir. Traumatologia Buco-Maxilo-Fac.,Carnaragibe, vol. 21, n.1 , p. 32-35, mar/2021. Disponível em: <https://www.revistacirurgiabmf.com/2021/01/Artigos/06ArtigoClinicoGranulomaPiogenicoemassoalho.pdf>. Acesso em: 27, março de 2022.

REYES, Alessandra. Granuloma Piogênico: enfoque na doença periodontal como fator etiológico. Revista Clinica Pesq. Odontol. Curitiba, vol 4, n.1, p. 29-33, abril/2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com