TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPILOMA ESCAMOSO, CONDILOMA ACUMINADO, VERRUGA VULGAR, HIPERPLASIA PAPILAR INFLAMATÓRIA E LIPOMA

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 13

UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ – UNISEP

FACULDADE EDUCACIONAL DE FRANCISCO BELTRÃO – FEFB

CURSO DE ODONTOLOGIA

MÔNICA SPESSATTO

MONIQUE DILMARA DAMAZZINI

TRABALHO DE DIAGNÓSTICO BUCAL

FRANCISCO BELTRÃO

JUNHO DE 2016

MÔNICA SPESSATTO

MONIQUE DILMARA DAMAZZINI

PAPILOMA ESCAMOSO, CONDILOMA ACUMINADO, VERRUGA VULGAR, HIPERPLASIA PAPILAR INFLAMATÓRIA E LIPOMA

Trabalho apresentado ao curso de Odontologia pela Faculdade Educacional de Francisco Beltrão – FEFB da União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, à disciplina de Diagnóstico Bucal, sob orientação da Prof. Giseli Reisdoerfer.

FRANCISCO BELTRÃO

JUNHO DE 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

2.1 Papiloma Escamoso.............................................................................................05

2.2 Condiloma Acuminado.........................................................................................07

2.3 Verruga Vulgar.....................................................................................................08

2.4 Hiperplasia Papilar Inflamatória............................................................................10

2.5 Lipoma..................................................................................................................12

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15

1         INTRODUÇÂO

As manifestações bucais são muito comuns e podem ser os primeiros sinais e sintomas de doenças ou de alterações sistêmicas consequentes de certas terapêuticas. Tais lesões bucais podem denunciar o inicio ou evolução de uma enfermidade, funcionando, portanto, como um sistema de alarme precoce para algumas doenças.

Como a boca representa um importante reservatório de microorganismos, estes podem promover doenças sistêmicas. Por isso, é fundamental a atenção do cirurgião-dentista na avaliação de rotina de seus pacientes para que se possa detectar qualquer alteração fora do padrão de normalidade, e se julgado necessário solicitar exames complementares para obter um diagnóstico preciso.

        A nutrição adequada dos tecidos bucais favorece a preservação de sua integridade. Quando os indivíduos são portadores de alterações nutricionais podem fragilizar a resistência tissular, exibindo lesões de progressão rápida com manifestações estomatológicas, afetando a cor e a forma de uma ou mais estruturas anatômicas.

A anamnese do paciente que apresente qualquer queixa de lesão na cavidade oral deve conter o tempo de evolução da doença e a presença de sintomas como dor, prurido, dificuldade de alimentação ou alterações em outros sistemas do organismo. Entretanto, muitas lesões podem ser notadas pelo paciente ou pelo exame físico sem causar sintomas. Deve-se pesquisar ainda, se as lesões são recorrentes, determinando a periodicidade de surgimento das lesões e quanto tempo duram até haver remissão.

        O presente trabalho é sobre algumas das lesões que podem acometer a cavidade bucal, sendo elas: Papiloma Escamoso, Condiloma Acuminado, Verruga Vulgar, Hiperplasia Papilar Inflamatória e Lipoma. Tendo como objetivo esclarecer seus aspectos clínicos, sintomatologia, exames complementares/diagnóstico e o tratamento. E a metodologia utilizada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica.

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Papiloma Escamoso

        O Papiloma escamoso é uma proliferação benigna do epitélio escamoso estratificado que resulta em um aumento de volume papilar. Acredita-se que essa lesão seja induzida pelo papilomavírus humano (HPV), que é um vírus capaz de tornar-se totalmente integrado ao DNA da célula hospedeira e pelo menos 24 tipos estão associados às lesões da cabeça e de pescoço. Os subtipos virais 6 e 11 tem sido identificado em até 50% dos papilomas orais, em contra partida esses tipos são identificados em menos de 5% das células normais da mucosa. Seu meio de transmissão ainda é desconhecido, porem tem sido sugerida a transmissão interpessoal por contato sexual, não-sexual, por objetos contaminados, saliva e pelo leite materno.

        Diferentemente de outras lesões induzidas pelo HPV, os vírus nos papilomas escamosos orais parecem possuir virulência e taxa de infectividade extremamente baixas. O papiloma escamoso oral acomete 1 em cada 250 adultos, constituindo aproximadamente 3% de todas as lesões orais submetidas à biópsia. E ainda, os pesquisadores tem estimado que os papilomas escamosos orais representam 7% a 8% de todos os aumentos de volumes ou lesões orais em crianças.

2.1.1        Aspectos clínicos

        A lesão aparece como um crescimento exofítico, em geral mais pediculado do que séssil, sua superfície mostra-se com projeções teciduais de aspecto digitiformes ou verruciforme, muitas vezes parecida com uma couve-flor. Costuma apresentar intensa ceratinização superficial, provavelmente devido a um trauma secundário podendo mostrar áreas superficiais esbranquiçadas. São relativamente pequenos, 4 a 5 mm, mais eventualmente, podem assumir maiores projeções.

        Em algumas ocasiões, torna-se difícil distinguir clinicamente esta lesão de uma verruga vulgar, condiloma acuminado, xantoma verruciforme ou hiperplasia epitelial multifocal. Além disso, lesões papilares coalescentes extensas da mucosa oral podem ser observadas em varias desordens da pele.

2.1.2        Sintomatologia

2.1.3        Exames complementares / Diagnóstico

        O papiloma escamoso ocorre com igual frequência em homens e mulheres, porém é diagnosticado mais frequentemente em pessoas com idade entre 30 e 50 anos.  Os sítios preferencialmente acometidos incluem a língua, lábios e palato mole, contudo qualquer superfície oral pode ser afetada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com