TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recepção Gustativa

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE ODONTOLOGIA

DISCIPLINA FISIOLOGIA

RELATÓRIO- PERCEPÇÃO GUSTATIVA

Grupo:

Ana Paula Ferreira e Fonseca

Daniella Borges Oliveira

Daniella Mendonça Marçal

Danielle Pereira Borges

Jéssica Barbosa Alves

Leticia Cristina de Souza Silva

Lucas Regis Carvalho Maciel

Maria Carolina Barboza Maitan

Mona Isa Batista Franco Resende

Patrick de Souza Gomes

Ranyelli Souza Gomes

Victor Alves Ferreira

UBERLÂNDIA

2014

Região da Língua

Substância A Tempo

Substância B

Tempo

Substância C

Tempo

Ponta

1s- salgado

2s- azedo

3s- doce

Lateral Direita

5s- salgado

3s- azedo

Lateral Esquerda

2s- azedo

39s- não

Base

1s- salgado

2s- doce

Azedo A célula é sensibilizada por um estímulo sensorial que altera o potencial elétrico da membrana, gerando um potencial receptor. Esse estímulo relaciona-se a um canal iônico de K+, sensível ao pH. Os íons H+ presentes em uma substância ácida bloqueiam seletivamente canais de K+ presentes nos microvilos da célula receptora, permitindo que a corrente elétrica fluindo por canais de Na+ e Ca++ hipopolarize a célula gerando o potencial receptor. A entrada direta de H+ na célula, através dos mesmos canais de sódio que medeiam a sensação de salgado, também pode contribuir para a hipopolarização que está associada ao gosto azedo. No entanto, devemos lembrar que o pH intracelular é uma variável mantida entre estreitas faixas de controle homeostático, o que diminui a importância desse influxo de H+ como mecanismo  de transdução.

Salgado: De maneira semelhante, íons de Na+ presentes nas substâncias ingeridas entram na célula a favor de seu gradiente eletroquímico, através de canais iônicos específicos (um tipo de canal de sódio que permanece sempre aberto). O influxo de sódio hipopolariza a célula receptora, originando o potencial receptor. O amiloride um bloqueador desse tipo de canal de Na+, abole a resposta de fibras gustativas a estimulação por sal, bloqueando também, ao menos parcialmente a sensação de salgado.

Doce: mecanismos mais elaborados estão envolvidos na sensação de doce e amargo, já que esses gostos dependem da presença de substâncias mais complexas que íons H+ e Na+. Supõe-se que a ação de um segundo mensageiro esteja relaciona a sensação de um gosto doce. A ligação de uma molécula de açúcar a um receptor de membrana levaria à produção de AMP cíclico, que por sua vez conduziria ao fechamento de canais de K+ localizados na membrana basolateral, hipopolarizando a célula gustativa. Outro mecanismo também identificado por registros intracelulares envolve a abertura de canais de Na+ localizados na membrana apical da célula gustativa. Não se sabe se ambos os mecanismos poderiam operar na mesma célula gustativa ou se os tipos celulares específicos estariam relacionados a cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com