TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SELANTES

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Selamento oclusal: Uma Proposta de Prevenção da Cárie.

Autores: *Casalini M. C.; dos Santos L. A.; Santos F. F.; Dias F. F.

UNIP – Curso de Odontologia – Disciplina de Dentística Operatória

Semestre: 4º.

RESUMO

Apesar de todos os recursos disponíveis nos últimos anos, como conscientização em relação à higienização, controle de dieta, fluoretação sistêmica e aplicação tópica de flúor, a cárie dental continua sendo a maior responsável pela perda de dentes na infância e adolescência.

Isto pode ser explicado pela falha que ocorre na união das fossas e fissuras durante o desenvolvimento dos dentes, devido à pequena largura, profundidade irregular e à anatomia complexa desses elementos dentais, que constituem local de grande retenção de bactérias e alimentos, tornando-se altamente suscetíveis à cárie.

A partir dessa necessidade de diminuir a incidência de cárie, surgiram medidas preventivas específicas para essas regiões, uma dessas medidas, são os selantes.

Encontra-se no mercado dois tipos de selantes, os resinosos que nada mais são do que resinas fluidas, com ou sem carga que podem ser polimerizados e os ionoméricos, que possuem partículas inorgânicas de vidro dispersas em hidrogel, aderindo-se quimicamente com o elemento dental e que quando em contato com o mesmo, ocorre à liberação de flúor.

Os selantes são aplicados para:

Selar mecanicamente as cicatrículas e fissuras com um material resistente.

Anular o habitat preferido pelos S. mutans e outros microorganismos cariogênicos

Permitir uma melhor limpeza das regiões de cicatrículas e fissuras

Apesar de serem benéficos, é importante frisar que os selantes não devem ser empregados indiscriminadamente. Ao optar pelo uso, o profissional deve levar em consideração algumas peculiaridades. São elas:

Utilizar os selantes em dentes recém-irrompidos com cicatrículas e fissuras profundas e livres de cárie, dentes de pacientes que apresentam dificuldades motoras para realizar uma adequada higienização e em adultos, quando o mesmo estiver sob tratamento médico e este implicar numa acentuada diminuição do fluxo salivar.

Para que a tática operatória, ou seja, a aplicação do selante seja bem sucedida, é imprescindível que o profissional siga algumas diretrizes, como por exemplo, fazer um bom isolamento do campo operatório, uma boa limpeza da região de cicatrículas e fissuras a serem seladas, um condicionamento ácido correto e a aplicação do selante propriamente dito.

A técnica seladora inicia-se pelo isolamento absoluto do campo operatório, quando possível, seguido pela profilaxia dental com pedra pomes e água. Devemos ressaltar a necessidade de aplicação da técnica minimamente invasiva para sulcos e fissuras com alterações cromáticas localizadas, por meio da aplicação de uma broca esférica carbide ¼ somente nos sulcos e fissuras com alterações cromáticas, previamente a realização do selamento oclusal. A seguir, após a profilaxia é realizado o condicionamento do esmalte dental, em toda a superfície oclusal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com