TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Sociedade Seminários Interdisciplinares I

Por:   •  27/11/2017  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Amazonas[pic 1]

Faculdade de Odontologia

Disciplina: Saúde e Sociedade – Seminários Interdisciplinares I

Aluna: Paula Larissa Nascimento Alves

Matrícula: 21353134 Período: 6º

Professor: José Eduardo

Verdade Científica : Filme Matrix e texto A Alegoria da Caverna – A República

O trecho do texto A Alegoria da Caverna – A República cita o diálogo entre os filósofos Sócrates e Glauco. Sócrates explica e questiona Glauco sobre a forma de pensar e encarar a verdade, sob o ponto de vista de homens que passaram a vida acorrentados em uma caverna. Eles estão adaptados a viver com pouca luz, a ouvir poucos sons, a não fazer movimentos. Esses homens desconhecem o mundo exterior e, portanto desconhecem outras realidades. Logo, caso fossem tirados de seu “habitat” de costume, o mundo em que vivemos lhes causaria estranheza e até sofrimento. Inicialmente eles relutariam e desejariam tornar a viver como antes. Após se habituarem ao mundo exterior, passariam a considerar que a vida na caverna era ilusória e se negariam a voltar a viver como antes.

No filme Matrix, assim como em A Alegoria da Caverna, os personagens vivem uma vida limitada e ilusória. A sociedade é manipulada e desconhece estar vivendo em um mundo irreal simulado por um programa de computador. O personagem principal Neo, opta por tomar uma  pílula vermelha que o leva a outra dimensão, e vai gradativamente descobrindo do que se trata a Matrix, encarando a verdade com estranheza, assim como o homem que sai da caverna para ter contato com o mundo exterior. O Homem da caverna adquire conhecimentos sobre o sol, sobre como ele forma as estações e permite a visualização. O sol governava o que os homens viam na caverna, mas era algo desconhecido por eles. Do mesmo modo, a matrix governava o mundo que Neo até então tinha como real, mas era algo que ele desconhecia, e também lhe causou susto.

        Situações como as citadas a cima ocorrem muito em nosso cotidiano. Um exemplo simples na odontologia ocorre, por exemplo, quando um novo material, com características distintas do que um cirurgião dentista costumou a utilizar desde sempre em sua carreira, chega ao mercado. É possível que ele fique relutante em usar o novo produto, porque é diferente de tudo o que estava habituado, e talvez ele fique temeroso. É possível também que mesmo assim ele passe a utilizar o novo produto, e aos poucos essa relutância vá diminuindo ao vê que o produto tem propriedades superiores e que aprimora seu trabalho. Dessa forma, o material antigo passa a ser visto como um pouco inferior, e talvez o cirurgião dentista, depois de um tempo, já não queira mais utilizá-lo. Isto ocorre com o homem da caverna que passa a vê-la como inferior depois de se deparar com o que há fora dela. O mesmo pode ocorrer quando surgem novas técnicas operatórias e etc.

Nós seres humanos, tal como os homens da caverna, somos levados pelo senso comum a acreditar que o mundo em que vivemos, nossas condições e nossas realidades são as verdades absolutas. Porém, assim como Neo, quando passamos a ter curiosidade sobre o mundo, passamos a exercer o raciocínio e acabamos descobrindo novas verdades, criando então Ciência.

O conceito de verdade está relacionado a algo dinâmico, ao qual se acrestenta e se tranforma de acordo com a busca por respostas, ou seja, a verdade não é absoluta para sempre, ela muda de acordo com as novas descobertas. A verdade não é afetada pelas crenças pessoais dos indivíduos, ou seja, as coisas verdadeiras continuarão a ser verdadeiras e as falsas continuarão a ser falsas, independente do pensamento e da aprovação ou não dos indivíduos sobre isso.  Mas a verdade pode revelar-se outra, a partir do momento em que surgem os questionamentos, e começamos a explorar, a pesquisar e alcançamos novas descobertas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com