TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABDOMINOPLASTIA

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 3

 A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele,gordura localizada e proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas na região, pois há a remoção de pele. A obesidade mórbida é uma patologia de etiologia conhecida que, recentemente, vem se transformando em ocorrência freqüente, quase epidêmica. Com o advento das técnicas de gasttoplastia(5l, finalmente a obesidade mórbida foi tratada de forma segura e eficaz, com resultados que chegam a 90% de redução no excesso de peso, fazendo com que os pacientes tenham perdas que variam de 60 a 150 kg, criando então um novo problema: passa a haver uma grande deformidade graças ao excesso de pele ocasionado pela perda ponderal, na qual se observam enormes aventais com abundância de pele circunferencial, o que causa ao paciente sério conflito com a falta de aceitação pessoal da nova imagem que o corpo passa a apresentar. As técnicas convencionais de abdominoplastia que utilizam incisões circunferenciais apresentam resultados que deixam a desejar no que se refere à aparência final do paciente, além de causarem intercorrências sérias, tais como: seromas, hematomas, deiscências, necroses, necessidade de transfusões sangüíneas, drenagens prolongadas

DESCRIÇÃO CIRÚRGICA

 A ressecção da peça cirúrgica deve ser iniciada pela parte superior da marcação. Este procedimento é mais simples, urna vez que o manejo de até 14 kg de avental é de difícil execuçãoÉ necessário ter cuidado, durante a dissecção, com possíveis hérnias e com a cicatriz umbilical'", que é tratada, assim como os músculos retos anteriores, de forma convencional. Terminada essa etapa, unimos os pontos "B", "C" e "D" com uma sutura feita por planos, sem descolamento, colocando-se um dreno grosso, a vácuo, que será retirado quando a drenagem for inferior a 50 ml/dia, o que, normalmente, ocorre nas primeiras 48 horas do pós-operatório. Usamos, então, curativo gessado com crepom, que se mostrou muito útil, tanto pela boa modelagem quanto pelo baixo custo. Essa bandagem é retirada na primeira troca de curativos, o que se dá nas 24 horas subseqüentes. Nesta etapa, substituímos o curativo gessado por uma cinta modeladora com velero, o que facilita a regulagem necessária. A deambulação deve ser feita precocemente, nas primeiras 24 horas da cirurgia, tomando-se cuidado ao fazer sentar o paciente, pois podem ocorrer lipotímias, intercorrência freqüente em qualquer pósoperatório. Não houve, entretanto, em nenhum dos casos, necessidade de transfusão de sangue nem qualquer distúrbio respiratório, pois o não descolamento dos retalhos e a grande capacidade respiratória desenvolvida durante o período de obesidade mórbida acabam por favorecer o pósoperatório. Quanto à prevenção da tromboembolia, utilizamos a compressão dos membros inferiores durante o ato cirúrgico, rodilhas poplíreas e massagem nas panturrilhas no pós-operatório imediato.

Tipos de Anestesia: Anestesia Peridural em 98 casos. Anestesia Raquidiana em 5 casos. Anestesia Geral em 7 casos. ATB: Cefazolina 2 g intra-op e por mais 2 dias, na internação. Cefalexina 2 g por 5 dias. Sondagem vesical de demora por 24 horas. Deambulação no 1º. PÓ. Não utilizamos anticoagulantes. Curativos diários na internação e a cada 3 dias após a alta hospitalar. Mantido por 60 dias, somente com fita Microporosa. Uso de faixa abdominal por 60 dias, a partir do 1º. PO. Repouso por 30 dias. Liberação das atividades físicas mais intensas após 60 dias. Pontos de Baroudi modificados (sutura continua bilateral)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com