TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seleção de reprodutores

Por:   •  9/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

Aula de Reprodução 2

Seleção de reprodutores

Equinos

Um garanhão que da um bom ejaculado, muitas vezes da para inseminar 10 femeas, esse garanhão tem que ser muito bom. A quantidade de femeas cobertas pelo garanhão = vai depender da quantidade e qualidade do sêmen. Geralmente se fala 8-10 éguas, podem ser até 12-14 dependendo do garanhão. Hoje no Brasil se faz seleção de equinos para qualquer coisa, menos para reprodução. No fim da vida do garanhão que ele vai para reprodução. Esse animal já está em péssima condições, fisicamente e em qualidade de sêmen. O garanhão é o animal mais difícil de trabalhar a nível de fertilidade. O proprietário seleciona esse animal para salto, corrida, menos para reprodutor.

No caso da seleção de reprodutor: olhar andamento e conformação. A pessoa que quer um bom animal para exposição: conformação. Andamento: para esportes, para “passear”. O ideal é a seleção integral = seleção para tudo o que eu desejo (animal bonito, que anda bem, alto, forte). Como não temos escalas para pontuar essas qualidades, vamos muitas vezes no visual.

Pedigree de mérito zootécnico superior: vou olhar a genética do animal. Esse animal vem de uma linhagem boa, de uma família boa. A produção das crias, os irmãos, são consistentes? (no sentido de homogeneidade).

A conformação padrão para exposição nacional: se um animal foi selecionado numa exposição como o melhor daquela raça, eu espero que seja um excelente animal. Estamos falando de físico, de conformação, visual. Se eu quero um animal com andamento bom: é interessante que ele seja aprovado num concurso de marcha (o animal tem que marchar uma hora para a direita e uma hora para esquerda, sem mudar a marcha).

Premiações: um garanhão completo é campeão em marcha e em parâmetros da raça.

Produção comprovada: capacidade de gerar filhos campeões de raça e andamento.

Fertilidade: pouca pressão de seleção. Grande quantidade de reprodutores são subférteis: aormalidades testiculares, o sêmen de vários não suporta congelamento e nem resfriamento, dificultando a inseminação artificial (calcula-se que de 50 a 60% dos garanhões têm problema de fertilidade). Isso é um problema grave já que atualmente a monta natural tem caído em desuso, a maioria é IA.

Temperamento: é muito importante, mais importante do que em bovinos. O animal que tem um temperamento ruim: eu não vou conseguir lidar com ele. Casquear, colocar ferradura, domar, exercício físico, apresentação na pista: esse animal vai ser um problema. Eu não consigo domar esse animal o suficiente para ir para pista. Tenho que valorizar um animal com bom temperamento. Atualmente o maior motivo de compra de equinos é para passeio, eu preciso de um animal com bom temperamento, que se deixa ser manejado e montado.

Idade à puberdade: ± 18 meses. Primeira cobertura: 2 a 3 anos. Número de coberturas: potros = 2 coberturas/semana; após 4 anos: 1 cobertura/dia. Após 5 anos: 2 coberturas/dia.  

Manejo reprodutivo

No passado tínhamos muitas coberturas a campo, hoje praticamente não se usa. Maior risco de acidentes, doenças, eu não sei quem é o pai, qual dia foi a cobertura. Isso já caiu em desuso. Atualmente fazemos reprodução assistida: monta controlada, IA, transferência de embriões. Com essas técnicas eu tenho um controle maior: um garanhão para várias éguas, eu sei quem é o pai, que dia vai nascer. Vender a monta de garanhão: isso antigamente aumentou muito a proliferação de doenças entre os plantéis.

Suínos

A primeira coisa que olhamos para um reprodutor é estado sanitário: é muito importante! A introdução de reprodutores tem que ser muito controlada.

Precocidade elevada: eu quero produzir carne o mais rápido possível, preciso de um animal precoce, vou ter ganho na produção.

Boa conformação, boa prolificidade e produtividade, poder assimilador desenvolvido (animal que come menos e ganha muito peso) = isso é muito importante, um dos maiores gastos na suinocultura é com ração.

Formas de selecionar

1. genealogia: quando trabalhamos com o animal registrado, histórico dos pais do animal, é bem mais fácil. O animal já vai vir com as características de desenvolvimento, eu tenho a família como histórico, tenho a genealogia. Vou facilitar bastante a minha seleção.

2. Conformação: aqui vamos visualizar exterior, vou observar o animal. O que é muito importante: aprumos, aparelho genital sem defeitos, harmonia de formas e partes do corpo de maior interesse econômico. Eu não tenho interesse em animal com a cabeça grande por exemplo, eu não vou usar aquilo. Quero lombo, pernil, costela, peito. Animal que tem peito largo e costela aberta = capacidade respiratória maior, maior conversão alimentar consequentemente. O animal tem que ter um exterior que traduz uma boa capacidade de deposição de carcaça.

3. Pela progênie: se eu tenho o resultado dos filhos, eu já provei o animal, vou saber se ele é bom ou ruim. Além de ter o teste de desempenho dos filhos, eu tenho que ter exame andrológico do reprodutor.

4. Pelo desempenho: quando eu tenho os animais e quero seleciona-los, eu tenho que ter um bom desempenho. Vou realizar aos 30 e aos 100kg de peso vivo: idade aos 100kg de peso vivo, ganho de peso, conversão ou eficiência alimentar, espessura de toucinho. O animal tem desenvolvimento bom, tem conversão alimentar boa? Qualidade do varrão: sinais de masculinidade, cabeça robusta, peito e pescoço bem cheios, espáduas bem desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com