TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAÇÃO ESQUELÉTICA DA AVE CURICACA COM A TÉCNICA DE MACERAÇÃO

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 12

ESTRUTURAÇÃO ESQUELÉTICA DA AVE CURICACA COM A TÉCNICA DE MACERAÇÃO

QUADROS, Alexia Smaniotto de¹

alexia.s@outlook.com.br

FERRARI, Alícia do Prado¹

aliciaprado.f@gmail.com

BRANDÃO, Cristiane Regina Oro¹

crisorobrandao@yahoo.com.br

ROGALSKI, Kelly Luana¹

kelly.luana.r@hotmail.com

MONTEIRO, Patrícia Suzan¹

patriciasuzan1402@gmail.com

RIBEIRO, Ticiany Maria Dias²

ticiany.ribeiro@gmail.com

GRANDO, Rodrigo de Oliveira²

grando.rodrigo@bol.com.br

FRESCHI, Elisandra Mottin²

elisandra@ideau.com.br

SILVA, Lisiane Borges da²

bslisiane@yahoo.com.br

ROSÉS, Thiago de Souza²

veterinarioroses@gmail.com

URIO, Elisandra Andreia²

elisandra-urio@ideau.com.br

OLIVEIRA, Daniela dos Santos²

veterinária.gv@ideau.com.br

¹ Discentes do Curso de Medicina Veterinária, Nível 1 2017/1- Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.

² Docentes do Curso de Medicina Veterinária, Nível 1 2017/1 - Faculdade IDEAU – Getúlio Vargas/RS.

RESUMO: A estruturação de um esqueleto é um processo meticuloso de grande dificuldade, que requer cuidado e dedicação, pois busca a consideração de aspectos técnicos, como qualidade de peças, materiais e recursos humanos. O presente Projeto de Aperfeiçoamento Teórico e Pratico, proposto aos acadêmicos do 1º nível do curso de Medicina Veterinária, teve como objetivo descrever o processo de montagem do esqueleto de uma Curicaca utilizando a técnica de maceração. A curicaca é um animal silvestre que compõe a classe de aves, de nome científico Theristicus Caudatus, pode ser encontrada em diferentes ambientes, mais precisamente em áreas rurais. A ave foi submetida a um tratamento prévio de remoção de partes moles e cozimento, resultando no esqueleto que foi direcionado à limpeza, branqueamento, individualização óssea, rotulagem e reconstrução. Para o processo de reconstrução óssea foi utilizado colas especiais.  O uso da técnica foi bem sucedido, onde resultou em maior conhecimento, dando interesse à anatomia animal.

Palavras-chave: Anatomia, Esqueleto, Estruturação Óssea, Curicaca.

ABSTRACT: The structuring of a skeleton is a meticulous process of great difficulty, which requires care and dedication, since it seek at the consideration of technical aspects, such as quality of pieces, material and human resources. The purpose of this project is to develop the theoretical and practical improvement of the skeleton of a Curicaca using the maceration technique. The curicaca is a wild animal that makes up the class of birds, scientific name Theristicus Caudatus, can be found in different environments, more precisely in rural areas. The bird was subjected to a previous treatment of removal of soft parts and cooking, resulting in the skeleton that was directed to cleaning, bleaching, bone individualization, labeling and reconstruction. For the bone reconstruction process, special glues were used. The use of the technique was successful, where it resulted in greater knowledge, giving interest to the animal anatomy.

Keywords: Anatomy, Skeleton , Bone Structure, Curicaca.

1 INTRODUÇÃO

A Curicaca, de nome científico Theristicus caudatus (BODDAERT, 1783), é uma ave da ordem dos Ciconiiforme, pertencente á família Threskiornithidae, conhecida pelos seus gritos fortes e curtos, também chamada de despertador, curucaca ou carucaca. É uma espécie com fácil adaptação às alterações ambientais, e em geral, não altera seu comportamento com a presença de humanos ou animais domésticos (CORNO, 2012).

É uma ave consideravelmente grande, os indivíduos adultos medem cerca de 69 cm de comprimento e 43 cm de altura. Possui bico longo e curvo, pernas altas de coloração clara, asas largas onde se observa, durante o vôo, uma mancha branca no lado superior e preta no lado inferior. Seu pescoço e peito são alaranjados, e o dorso cinzento-claro. O macho costuma ser maior que a fêmea e os indivíduos jovens apresentam pernas de coloração mais clara e bico curto, diferente do adulto (LORENZETTO, 2004; SIGRIST, 2009).

Distribuem-se ao longo de toda América do Sul, da Colômbia à Terra do Fogo, e em grande parte do Brasil, sendo abundante na região dos Campos de Cima da Serra. Frequentam áreas secas campestres, onde há vegetação aberta e lagoas, campos pantanosos ou alagados (SICK, 1997).

É reconhecida pelos agricultures por impedir que o número de pequenos animais considerados nocivos se multiplique, isso porque na sua dieta entram insetos adultos e larvas, pequenas serpentes e lagartos, ratos, além do sapo, cujo veneno é tóxico para muitas espécies. Nas queimadas, seguem fogos de incêndio alimentando-se das pequenas presas assustadas pelas chamas. A captura do alimento é feita pelo bico qaundo mergulhado na terra (DIAS, 2016).

Tem hábitos diurno e crepuscular. Nidificam sobre rochas, arvores de campo, próximo a residências, e até em torres de transmissão (OLIVEIRA, 2008), põem cerca de cinco ovos.  Vivem em colônias, onde retornam ao fim do dia para pernoite. Costumam reunir-se em bandos para deslocamento distantes, alimentam-se em pares, e vocalizam juntos (SICK, 1997).

O esqueleto das aves é adaptado para voo, sendo extremamente leve, porém forte o suficiente para suportar a decolagem, o vôo e o desembarque. As aves apresentam ossos pneumáticos, com espaços aéreos que substituem a medula óssea e proporcionam leveza e resistência ao vôo (POUGH et al, 2008). Seu osso esterno possui a quilha, onde os músculos peitorais, responsáveis pelos batimentos das asas, situam-se. A boca das aves não possui dentes, é constituída por um bico adaptado ao tipo de alimentação de cada espécie, sendo a mastigação realizada pela moela. O sistema esquelético das aves é classificado em crânio, esqueleto axial e esqueleto apendicular (KARDONG, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (918.2 Kb)   docx (735 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com