TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FENÓTIPO MANX EM GATOS DOMÉSTICOS

Por:   •  14/4/2022  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

 

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

                         CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA    

 

 

 

 

 

 

IZABELA ALBUQUERQUE TENÓRIO MIRANDA

 

 

 

 

 

 

 

 

O FENÓTIPO MANX EM GATOS DOMÉSTICOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JUIZ DE FORA

2022

IZABELA ALBUQUERQUE TENÓRIO MIRANDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O FENÓTIPO MANX EM GATOS DOMÉSTICOS

 

Pesquisa sobre o fenótipo MANX em gatos domésticos realizada para a disciplina de Genética e melhoramento animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Salgado e Oliveira, como requisito parcial de aprovação.

 

 

                                      Professor Roney Henrique Pereira

 

JUIZ DE FORA

2022

O fenótipo MANX em gatos domésticos

Introdução

A raça Manx é conhecida por felinos sem cauda, isso ocorre por causa de uma mutação natural da coluna vertebral. Essa expressão fenotípica é característica de uma alteração sofrida pelo gene, gerando a anomalia

O fenótipo MANX em gatos domésticos

Fenótipo costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo, incluindo as características morfológicas e fisiológicas.

No gato doméstico, o fenótipo Manx é caracterizado pela ausência de cauda. Esse fenótipo é resultado da expressão de um alelo dominante, letal em homozigose. Uma cópia desse alelo influencia de modo grave no desenvolvimento da coluna vertebral, o que resulta na ausência de cauda no heterozigoto. Em dose dupla, o alelo produz uma anomalia tão severa no desenvolvimento, que o embrião não sobrevive.

Acredita-se que os problemas associados à condição sem cauda, como espinha bífida, incontinência urinária e fecal e distúrbios locomotivos dos membros pélvicos, podem estar relacionados a uma perturbação que afeta o desenvolvimento do sistema nervoso central no início da vida embrionária.

Enquanto a ausência ou abreviação da cauda é a diferença genética mais óbvia entre o gato Manx e outras raças, existem outras características físicas que os distinguem, como patas traseiras mais longas que as dianteiras, pêlos são curtos e  contém duas camadas: a camada inferior é curta e a camada superior é mais longa  e  mais grossa, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com