TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulação de ração para cães

Por:   •  3/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 4

Formulação de ração para cães

Hoje no Brasil existem aproximadamente 27 milhões de cães. Obtendo também uma grande expansão no mercado, tendo uminvestimento maior na alimentação dos nossos animais. Nos últimos 10anos a porcentagem de produção de alimento teve um aumento muito bom havendo em um segmento um crescimento de 530 %.

A dieta dos cães é composta por carboidratos ingrediente proteico, suplementos vitamínicos minerais e aditivos. Para uma boa formulação de ração para esses animais deve-se levar bastante em consideração alguns itens bastante importantes como:

  • Conhecimento da legislação vigente;
  • Classificação mercadológica dos alimentos dos pet;
  • Características fisiológicas do animal;
  • Exigências nutricionais do animal;
  • Processamentos de ração.

Existe uma regulamentação para os alimentos industrializados para cães que esta prevista no decreto 76.986, de 06 de janeiro de 1976, esse decreto vem sempre sendo atualizado. Esse decreto fixa e identifica as características mínimas de qualidade a que obedecer aos alimentos completos para os cães.

Todos os alimentos industrializados para os cães são classificados em função, tipo de processamento e segmentação de mercado.

Função – Alimentos completos

São alimentos que garantem todos os níveis nutricionais necessários dos animais com uma alimentação diária e saudável aos cães;

Alimentos complementares

São ossinhos, petiscos e biscoitos;

Alimentos especiais

São mais indicados para animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos.

Processamento–Úmidos

Esse alimento tem por objetivo fornecer uma alimentação individual para o animal. São encontrados em latinhas ou saches, são feitos de vísceras de frango, carne, peixes, farinha de soja, pectinas etc. Esse alimentos são processados em pressão muito semelhante ao autoclave. São produtos caros que obtém um alto teor de água.

Semi-Úmido

São caracterizados por obterem peletes macios, composto por ingredientes de carboidratos como: milho, sorgo, farelo de arroz, farelo de trigo por proteico utilizados como farinha de vísceras de frango, gorduras e dentre outros minerais.

A conservação deste produto é feita através de baixo Ph. As embalagens desse produto são mais caras do que as rações secas, por ter maior proteção contra perda de água.

Secos

É um processo de cozimento realizado pela combinação de umidade, pressão, calor e atrito mecânico feita ne um tubo. Tem como vantagens a melhoria da digestão do alimento, redução de toxinas e degradação de nutrientes e custo do processamento.

Segmentação comercial

As dietas podem ser classificadas basicamente em três segmentos: econômica, Premium e Super Premium. Assim obtendo um controle de formulação, produtos, fontes de proteína, nível de fibras e proteínas e digestibilidade dos cães.

Características fisiológicas dos cães

O conhecimento do aparelho digestório do animal a ser estudo e muito importante devido a estreita relação entre trato gastrointestinal e utilização dos alimentos e nutrientes, Os cães são carnívoros, com dentes caninos muito desenvolvidos, adaptados a este tipo de alimentação. Sua digestão e principalmente enzimática, digerindo principalmente proteína e gordura

A escolha de cada ingrediente da ração determinara a qualidade e o seu objetivo mercadológico. Os carboidratos possuem três funções básicas na dieta para cães atende as necessidades energéticas, o aporte mínimo de fibra para o funcionamento normal do trato digestório e é essencial para o processo de extrusão utilizada na preparação da maioria dos alimentos industrializados.

            Os carboidratos são os principais componentes dos tecidos vegetais, representando ate 85% de alguns grãos o amido representa de 70 a 80% do peso dos grãos, dados obtidos com a farinha de amido demonstraram que os cães apresentam grande capacidade de digeri-los verificaram que a digestibilidade do amido no intestino delgado das farinhas de cevada, milho, batata, arroz, sorgo e trigo e superior a 99%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com