TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BALANÇO ELETROLÍTICO

Por:   •  10/11/2020  •  Ensaio  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

BALANÇO ELETROLÍTICO

Tamara Andreza da Silva, 4º Semestre/diurno

RA: 348327811604 

2020.2 ATIVIDADE 2

O que é balanço eletrolítico?

São eletrólitos de grande importância para a homeostase do organismo, líquidos e eletrolíticos encontra-se distribuído em compartimentos intra e extracelular, a manutenção do volume e composição é primordial, para os processos metabólicos essenciais para a vida. Os eletrólitos são moléculas ionizadas adquirindo cargas negativas (ânions) ou positivas (cátions), assim sendo responsáveis por regular a pressão osmótica.

O sódio, potássio e o cloro são os típicos eletrólitos encontrados no organismo. Sendo componentes essenciais de fluidos corporais, ajudam na distribuição de água por todo o organismo também ocupa um papel importante no equilíbrio ácido básico.

Como funciona o balanço eletrolítico na dieta dos diferentes animais? como os diferentes alimentos podem afetar esse balanço?

O balanço eletrolítico na dieta dos animais, é de grande importância. Raçoes bem formuladas para cada espécie podem manter a boa manutenção de eletrólitos, mantendo a homeostase e equilíbrio ácido básico.

Os principais desequilíbrios que ocorrem no organismo, é a ingestão excessiva, redução ou eliminação de eletrólitos, qualquer tipo de desequilíbrio é preocupante, uma vez que o funcionamento ideal do organismo depende do equilíbrio de eletrólitos. Os distúrbios mais consideráveis envolvem anomalias nos níveis de sódio, potássio ou cálcio. Rações ou alimentos com excesso ou ausência destes eletrolíticos podem ter danos grave ao metabolismo, como acidose, alcalose, problemas ósseos.

De um exemplo de dieta que se utiliza de eletrólitos para atingir determinados resultado.

Codornas com 45 dias de idade inicial, durante 84 dias alimentadas com 21% de proteína bruta. Um método utilizado para controle de estresse é a manipulação química de uma dieta através do equilíbrio ácido-base, onde seu controle é adquirido pelo balanço eletrolítico da ração de aves por meio de compostos como bicarbonato, cloreto de potássio, cloreto de sódio, cloreto de amônia; O manejo nutricional correto tem se mostrado efetivo para prevenção de estresse calórico, em especifico o balanço eletrolítico, por sua grande importância fisiológica no mecanismo do estresse por calor. Os resultados observados, conclui que para codornas alimentadas com 21% de proteína bruta, o balanço eletrolítico da ração proporcionou melhor desempenho

REFERÊNCIAS

-BORGES AS, et al. Revista Brasileira de Ciência Avícola. v.1, p175-179, 1999.

-ALBINO, L.F.T., ROSTAGNO, H.S., SANTANA, R. et al. Determinação dos valores de aminoácidos metabolizáveis e proteína digestiva de alimentos para aves. Revista Brasileira de Zootecnia. v.21, n.6, p. 1059 – 1068. 1992.

CORRÊA, M. N.; GONZÁLEZ, F. H. D.; SILVA, S. D. Transtornos metabólicos nos animais domésticos. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. 520p.

ROSTAGNO, H. S.; ALBINO, L. F. T.; DONZELE, J. L. ; GOMES, P. C.; OLIVEIRA, R. F.; LOPES, D. C.; FERREIRA, A. S.; BARRETO, S. L. T.; EUCLIDES, R. F. Tabelas brasileiras para aves e suínos; composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa: UFV, 2005. 186 p. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com