TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parvovirose

Artigo: Parvovirose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Artigo  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

A parvovirose é uma doença de etiologia viral, causada na maioria das vezes em cães pela CPV2b. É considerada a doença infecciosa mais importante em cães no mundo inteiro. Acomete quase que exclusivamente filhotes até um ano de idade, sendo de ocorrência rara em cães com mais de dois anos. A transmissão é via fecal oral, sendo necessário o contato direto com as fezes ou fômites do cão doente.

-Procedimento Experimental:

Foram estudados quatro animais, utilizando soro de cão adulto vacinado (Nina), soro de cão adulto não vacinado (Pingo), soro de cão filhote não vacinado (Nico) e fezes de cão com diarreia (Negão).

O animal Nina fêmea da raça Teckel, 11 anos, castrada, mora em casa com quintal, junto de outros dois cães da raça Teckel. Tem contato com a rua. Não possui histórico de doença infecciosa. Todas as doses iniciais da vacina com o tempo de intervalo correto e vacinas importadas.

Resultado da Sorologia para Parvovirus : HI 1:16384

O animal Pingo, macho 4 anos, SRD, inteiro.

Mora em casa com quintal, junto de outro cão SRD, e tem contato com a rua.

Não possui histórico de vacinas. Não possui histórico de doença infecciosa

Resultado da sorologia para Parvovirus: HI 1:16384

O animal Nico macho 2 meses, SRD, inteiro. Foi pego da rua, a proprietária administrou vermífugo, Plasil via oral 4 gotas a cada 6 horas,Enropet meio comprimido de 50 mg a cada 12 horas, Ranitidina 1 ml uma aplicação. Após vermífugo o cão apresentou vomito e diarreia, expeliu bastante verme. Apresenta carrapatos e veio de ambiente com muito lixo.

Resultado da sorologia para Parvovirus: HI > 16384

O animal Negão, macho, SRD, 8 meses, não vacinado. Apresentou quadros de vomito e diarreia.Vermifugado. Não tem acesso a rua, divide o ambiente com mais um cão. Um animal contactante veio a óbito com mesmos sintomas.

Resultado do exame de fezes: HA: 1:4

Conclusão

No teste de sorologia feita pela hemaglutinação indireta foi observado no animal vacinado titulação de 1:16384 identificando que o animal foi sensibilizado pela vacina e desenvolveu anticorpos. O animal não vacinado também apresentou titulação de 1:16384, como esse titulo foi alto supõe-se que esse animal entrou em contato com o vírus e desenvolveu anticorpos, mesmo não apresentando sinais clínicos. O filhote não vacinado apresentou titulação maior que 16384 sugerindo assim que seu sistema imune esta respondendo ao agente viral.

O animal Negão, apresentou título 1:4 no teste de hemaglutinação direta, como o valor de referência utilizado foi 1:512, o teste foi negativo para Parvovírus.

Pelo pressuposto que o animal Nico estava doente e pela etiologia ser viral, sugere-se tratamento sintomático com reposição eletrolítica com ringer mais lactato, com adição de glicose e potássio, antiemético, protetor gástrico, recomenda-se restrição alimentar e hídrica, antibiótico terapia como prevenção de infecção secundária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com