TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicultura ornamental

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Piscicultura Ornamental

Piscicultura ornamental - ramo da aquicultura voltada para a criação de peixes destinados ao povoamento de lagos, tanto de recintos fechados com ambiente externos á céu aberto,bem como aquários residencial,escritórios, parques sempre com finalidade de decorar e embelezar o ambiente onde se encontram.

No Brasil podemos encontrar centenas de lojas especializadas na comercialização dos peixes ornamentais juntamente com acessórios que acompanham essa atividade.

São diversas as marcas das rações, filtros aquecedores e medicamentos que facilitam a manutenção desses animais em cativeiros.

O abastecimento desses peixes de loja, geralmente é feito por atacadistas que compram a produção de criadores e posteriormente fazem a distribuição do produto.

Empresas fazem importação e exportação desses animais.

São três as fontes dos peixes ornamentais comercializados nas lojas de aquarismo: exportação, coleta direta na natureza e cultivo.

Importação

Podemos realacionar peixes como acanthephtalmus sp, ciclídeos afriacanos; gêneros batro melanotonea e synodantes além de origem brasileiras, que por cruzamento melhoram suas cores.

O acará disco, peixes do genero swmphysodan, atualmente em um dos mais badalados da aquarofilia nacional.

Outro exemplo é o Astronatus acelatrus, o Oscar do desenho animado.

Coleta de peixes no Brasil

Maior celeiro de peixes ornamentais do planeta, onde descobrimos nova espécie a cada dia.

São coletados por ribeirinhos, que não sabem do custo de mercado e vendem a preço irrisórios; e são vendidos por preços muito valorizados fora do nosso país. Apesar de muitas denuncias nada foi feito para controlar o mercado extrativista. Estudiosos estão fazendo algo para limitar este comercio e pesquisam a biologia destes animais e investem na sua produção. Fazem uma seleção genética e melhoram a sp. Vendendo até para o nosso Brasil.

Espécies mais comercializadas - peixes de água doce

Betta splendens: podem respirar o ar atmosférico através de um órgão chamado labirinto (pode viver em águas pobre em oxigênio). São pequenos e coloridos. O macho possui cauda alongada, e a fêmea cauda curta.

Kinguio ("japonês "): foi domesticado primeiramente na China. Existem várias espécies de Kinguio, inclusive o Kinguio Telescópio.

Acará Bandeira: originário da América do Sul. Apesar de ser suscetível à doenças infecciosas, ele é resistente e pouco exigente em relação à qualidade da água, por isso é recomendado para criadores inexperientes.

Tricogaster

Barbus Tigre: originário da Indonésia e sul da Ásia. É rápido e agressivo, ataca peixes mais pacíficos e morde peixes de cauda longa.

Tetra: originário do Norte da América

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com