TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO PATOLOGIA

Por:   •  24/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 7

Resposta do questionário de tecido reparativo (PATOLOGIA)

  1. Reparo tecidual é a substituição de uma área tecidual perdida, por novos elementos. Esses novos elementos pode ser células do próprio tecido nesse caso acontece a regeneração, ou (tecido conjuntivo fibroso) no caso da cicatrização. Cicatrização área perdida do tecido onde as células não tem tanto potencial para proliferação, nesse caso a área é substituída por tecido conjuntivo fibroso.
  2. O potencial proliferativo está relacionado ao comportamento das células no ciclo celular. De acordo com esse comportamento as células ficam divididas em categorias. Essas três categorias são das células lábeis, das células estáveis e das células permanentes.

Células lábeis são aquelas que estão constantemente no ciclo celular, são células que estão em constante renovação. Ex.: ceratinocitos são as células da epiderme. Mucosas intestinais

Células estáveis são células que passam pelo ciclo celular e ficam na fase de latência (QUE É A FASE ZERO, ou seja para de se multiplicar), mas quando necessário retornar ao ciclo celular. E.: hepatócitos no fígado, tecido ósseo.

Células permanentes quando elas se formam elas se especializam. Elas se diferenciam se especializam, e não retornam mais ao ciclo. Ex.: tecido nervoso (os neurônios) esses não se regeneram, em outro caso “quando os neurônios sofrem lesão nas suas extremidades, por exemplo os neurônios tem o corpo celular, os dendritos, os axônio, quanto mais distante estiver essa lesão do corpo celular maior a capacidade de regeneração desse axônio”, tecido muscular, musculo estriado, cardíaco, nesses exemplos a capacidade de se regenerar é mínima. Essas células não se multiplicam, elas tentam reparar, consertar a área que foi danificada.

  1.  
  • Depende do potencial proliferativo do tecido – capacidade de multiplicação das células do tecido que foi perdido ou destruído. O potencial proliferativo está relacionado ao comportamento das células no ciclo celular. De acordo com esse comportamento as células ficam divididas em categorias. Essas três categorias são das células lábeis, das células estáveis e das células permanentes.
  • Células lábeis são aquelas que estão constantemente no ciclo celular, são células que estão em constante renovação. Ex.: ceratinocitos são as células da epiderme. Mucosas intestinais
  • Células estáveis são células que passam pelo ciclo celular e ficam na fase de latência (QUE É A FASE ZERO, ou seja para de se multiplicar), mas quando necessário retornar ao ciclo celular. E.: hepatócitos no fígado, tecido ósseo.
  • Células permanentes quando elas se formam elas se especializam. Elas se diferenciam se especializam, e não retornam mais ao ciclo. Ex.: tecido nervoso (os neurônios) esses não se regeneram, em outro caso “quando os neurônios sofrem lesão nas suas extremidades, por exemplo os neurônios tem o corpo celular, os dendritos, os axônio, quanto mais distante estiver essa lesão do corpo celular maior a capacidade de regeneração desse axônio”, tecido muscular, musculo estriado, cardíaco, nesses exemplos a capacidade de se regenerar é mínima. Essas células não se multiplicam, elas tentam reparar, consertar a área que foi danificada.
  • grau de destruição tecidual   - o grau de destruição determina se vai haver uma regeneração ou se uma cicatrização, quanto mais profunda for a lesão, ou seja, quanto maior for o grau de destruição menor a chance de acontecer uma regeneração, no caso de uma úlcera, essa úlcera vai agredir todas as camadas inclusive a lamina basal, nesse caso havendo cicatrização. As camadas da epiderme são: lamina basal, espinho, granuloso, córneo, dependendo do local tem estrato lucido. Quando acontece erosão, a lesão é mais superficial, logo as células se multiplicam e se regeneram.
  • tipo de inflamação que está acontecendo – vai depender do processo de inflamação se agudo ou crônico e a intensidade do processo inflamatório. Podendo esse processo inflamatório ser mais leve ou mais severo. Então processo inflamatório que tem duração mais longa e uma intensidade maior, acaba levando a um grau de destruição maior, formando a cicatrização, e é exatamente por isso há uma diminuição da regeneração.
  • fatores locais – local muito úmido, região que sofre calor  ou uma dobra por exemplo, circulação do local, contaminação, se tiver comprometimento da circulação no local, compromete a regeneração tecidual, levando a cicatrização.
  • fatores gerais – idade do indivíduo, se muito jovem a mais facilidade de proliferação tecidual e o tecido se regenerar, se muito velho vai existir uma maior dificuldade para proliferação celular, e regeneração porque as células principalmente as permanentes estão mais velhas.

  1. Existem eventos a destruição do tecido que acontecem em sequência, existem eventos que acontecem ao mesmo tempo. A primeira faze do processo de reparo é a fase inflamatória, onde os eventos acontecem no mesmo instante. Quando existe ação do agente agressor, que nesse caso acontecem na pele, a primeira coisa que o organismo faz, é perceber essa agressão e produzir uma resposta para manter o equilíbrio e pra combater, e vai eliminar a ação do agente agressor, ou ainda o próprio agente, com o processo inflamatório. É logico que a agressão na pele determinou a ruptura de vasos como por exemplo um corte na pele, é ai vai acontecer o processo de hemostasia formando o coagulo, tampando a hemorragia. E nos mesmo momento que a agressão as células epiteliais entram em contato para se multiplicar, nessa fase já tem o início da repitelização. Esses eventos acontecem junto, tem o sangramento há hemostasia, o organismo já reage com o processo inflamatório, eliminando o agente agressor, servindo também para limpar aquele local fazendo a dissolução e reabsorção dos exsudatos e das fibrinas, havendo multiplicação das células endoteliais.
  1. A) quando ele aparece - na fase onde forma o tecido que ocupa área que foi destruída, essa área vai sendo ocupada por outros elementos que são vasos, células, se chama de tecido de granulação

B) qual a sua constituição - para formar o tecido de granulação acontece a angeogenese  (proliferação de vasos sanguíneos as células endoteliais  se proliferam e migram por estimulo químico do processo inflamatório e conseguem formar uma nova rede formando novos capilares), a fibroplasia (proliferação de fibroblastos que vai elaborar as fibras colágenas do tipo III é uma fibra hidrofílica e pouco resistente, mas é ela que é formada no primeiro momento e que ocupa a área), e o deposito de matriz extracelular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com