TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flavorizantes, Aromatizantes e Palatabilizantes

Por:   •  14/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS RIO POMBA[pic 1]

MESTRADO PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL

Disciplina: Aditivos para Aves e Suínos (ZOO705)

Aluno: Clodoaldo Freitas Tavares Tardocchi

Tema: Flavorizantes, Aromatizantes e Palatabilizantes

INTRODUÇÃO

        Diversos são os fatores que afetam a ingestão de alimentos, tais como aqueles intrísecos aos próprios animais, por exemplo, idade, peso e condição corporal, categoria, raça, sexo, saúde e consumo de água. Há ainda fatores intrínsecos aos alimentos, como a digestibilidade, densidade, forma de oferta, quantidade e características sensoriais que podem despertar nos animais (sabor e aroma). Outros fatores extrínsecos tanto ao animal quanto ao alimento também podem afetar o consumo, como clima, processamento do alimento e frequência de alimentação.

        O consumo voluntário refere-se a quantidade máxima de ingestão que o apetite do animal permite quando o alimento é oferecido ad libitum. De acordo com Van Soest (1994), o consumo é nutricionalmente importante, já que define o nível de nutrientes que são ingeridos, sendo regulado pela fisiologia e metabolismo do animal. MAGGIONI et al. (2009) apontam ainda que a redução no consumo está relacionada a fatores como apetite, exigência metabólica e qualidade dos alimentos oferecidos aos animais.

        Entretanto, além do balanceamento adequado, deve-se atentar durante a formulação da dieta para a escolha de ingredientes que apresentem boa alta digestibilidade e induzam o aumento do consumo e, consequentemente, o ganho de peso (MARTINEZ, 2012).

        Segundo Martinez (2012), a fisiologia e os sistemas que modulam a percepção sensorial dos animais devem ser considerados na seleção de alimentos que serão utilizados como indutores de consumo.

FLAVORIZANTES

        A palavra flavorizante é oriunda da palavra inglesa flavour. O flavor pode ser definido como aquilo que combina aroma e sabor para estimular os receptores fisiológicos de odor e sabor, sendo que a integração entre estes dois não é facilmente diferenciável (ADAMS, 1997).

        Flavorizantes são aditivos sensoriais utilizados para melhorar ou normalizar o sabor e o odor do alimento, de modo a favorecer o consumo destes pelos animais. Flavorizantes podem ser substâncias naturais ou sintéticas que visam realçar o sabor dos alimentos e podem mascarar sabores amargos e metálicos. Por essas propriedades, estas substâncias podem influenciar na aceitabilidade do ingrediente e, consequentemente, influenciar no consumo de ração quando estimulam o consumo voluntario.

        De acordo dom Martinez (2012), suínos possuem cerca de 19.000 papilas gustativas, equivalente a três vezes mais que o ser humano, e, por este motivo, apresentam maior percepção de sabor. De acordo com Hill (1971), aves possuem 12 papilas gustativas rudimentares e, por este motivo, não são capazes de selecionar ou serem influenciadas pela presença de aditivos sensoriais.

        O número expressivamente reduzido de papilas gustativas em aves justifica a menor percepção de sabor nestes animais em relação a suínos. A maior habilidade dos suínos em perceber o sabor dos alimentos possibilita que muitos produtos sejam utilizados como aditivos na indução do consumo.

AROMATIZANTES E PALATABILIZANTES

        Os aromatizantes ᴄonferem aroma ao alimento, melhorando sua aceitabilidade pelos animais e estimulando o consumo (BUTOLO, 2002). Os palatabilizantes melhoram o paladar do alimento em que é incluído, estimulando o consumo pelo animal (BELLAVER, 2000), bem como, mantém uniformidade de aroma e sabor das rações (CAVALCANTI, 1987).

        Palatabilizantes (ou saborizantes) são aditivos que simulam o sabor de alguma substânᴄia natural. A partir deste prinᴄípio, podem ser aᴄresᴄidos nas rações a um ᴄusto menor que aquele ᴄaso a substânᴄia natural fosse de fato inᴄluída na formulação.

        Para porᴄas laᴄtantes, por exemplo, o palatabilizante pode ser adiᴄionado na ração, assim, ele será exᴄretado juntamente ᴄom o leite, estimulando o ᴄonsumo de leite pelo leitão. Posteriormente, o mesmo palatabilizante pode ser inᴄluido na ração de desmame, assim, o leitão desmamado assoᴄiará o sabor da dieta ᴄom o do leite, favoreᴄendo o ᴄonsumo da nova dieta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (177.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com