TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação de um Aromatizante Artificial

Por:   •  12/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

 

 

 

 

 

 

 

        Aromatizante Artificial: Acetato de Isoamila          :  

 

                                                   

 

  Aluno (a): Ariadne Silva Maciel Rodrigues

Michael Alves Santos

                                                                                         Professora: Dr. WILLIAM PIRES

Disciplina: Química Orgânica Experimental II

Curso: Química industrial  

 

 

 

Anápolis 2023

Resumo: Nesse experimento foi sintetizado o acetato de isoamila, um éster muito usado nos processos de aromatização devido ao forte odor de banana que ele apresenta. O acetato de isoamila foi preparado a partir da reação entre o álcool isoamílico e ácido acético, usando o ácido sulfúrico como catalisador (reação de esterificação).

A remoção das impurezas solúveis indesejáveis (água, ácido sulfúrico, ácido acético e alguns subprodutos) do produto foi feita através do processo de lavagem com o funil de separação utilizando água destilada e bicarbonato de sódio. A fase orgânica foi recolhida em um Erlenmeyer e secada com sulfato de sódio anidro (agente secante neutro). A solução foi filtrada com papel filtro e por fim destilada, para separar o éster do álcool, obtendo assim o acetato de isoamila.

  1. Introdução 

          Os Ésteres são compostos orgânicos polares que reagem com a água para produzir álcoois e ácidos orgânicos ou inorgânicos. Apresentam pontos de ebulição mais baixos que os dos ácidos ou álcoois com peso molecular comparável, já que suas moléculas não podem formar ligações de hidrogênio fortes umas com as outras. Os ésteres carboxílicos são os mais comuns.

           Dentre os ésteres de ácidos graxos, os de baixo peso molecular representam uma importante classe  dos ésteres  aromáticos,  que  são aromas  ou fragrâncias responsáveis  por  proporcionar  odores  de  frutas  e  fragrâncias  dos  alimentos, bebidas, cosméticos e fármacos. Dentre  eles  podemos  evidenciar  o  éster  de  acetato  de  isoamila,  aroma característico de banana, composto orgânico formado a partir de álcool isoamílico e ácido acético, líquido incolor que é apenas ligeiramente solúvel em água, mas muito solúvel na maioria dos solventes orgânicos. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar a síntese de acetato de isoamila empregando um álcool e um catalizador ácido.

           O ácido acético glacial (CH3COOH) oficialmente chamado de ácido etanoico é um ácido carboxílico fraco, porém corrosivo. Na temperatura ambiente é um líquido incolor que possui massa molar de 60,05g/mol, densidade de 1,05g/cm3. O álcool isoamílico (C5H12O) oficialmente chamado de 3 metil-1-butanol é um álcool claro incolor. Na temperatura ambiente é um líquido que possui massa molar de 88,15g/mol e densidade de 0,81g/cm3.

           Aromatizantes são compostos que podem ser naturais (origem animal ou vegetal) ou artificiais (sintéticos) os quais dão aroma e sabor característico aos produtos comestíveis (alimentos industrializados) e odor aos produtos não comestíveis (cosméticos, aromatizador de ambientes, etc.). Os aromatizantes artificiais são os mais comumente utilizados, principalmente na indústria alimentícia, devido ao alto custo dos extratos naturais como também pela dificuldade de encontrá-los.
           Além disto, os artificiais são na maioria das vezes idênticos aos naturais e muitos deles são fáceis de imitar, como é o caso das frutas, que carregam somente um ou poucos componentes químicos dominantes que confere a função do sabor e aroma. Muito destes componentes são chamados de ésteres, como por exemplo, o éster acetato de isoamila. Estes componentes criados em laboratório e adicionados a um produto, dará o sabor de banana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (282.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com