TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização Asteca

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

0.        Introdução        3

0.1.        Problematização        4

0.2.        Justificativa        4

0.3.        Objectivos        4

0.3.1.        Geral        4

0.3.2.        Específicos        4

1.        Astecas        5

1.1.        Localização        5

1.2.        Origem        5

1.3.        Sociedade e Política        6

1.4.        Calendário Asteca        7

1.5.        Cultura        8

1.6.        Economia        8

1.7.        Religião        8

1.8.        Agricultura        9

1.9.        O Declínio do Império Asteca        10

2.        Conclusão        11

3.        Referências bibliografia        12


  1. Introdução

Este presente trabalho visa abordar sobre povo astecas que foi uma civilização meso –americana, uma das principais civilizações pré-colombianas, foi um povo que prosperou e tem seu marco no desenvolvimento da agricultura, e ao longo do trabalho vamos falar de origem deste povo, sua civilização, Religião, actividade económica e as suas técnicas de cultivo que contribuíram para o desenvolvimento desta prática.


  1.  Problematização

Esse trabalho parte de um pressuposto de tentar compreender qual foi a contributo deste povo na evolução da agricultura pois teve maior destaque na 2º fase de evolução agrícola.

  1. Qual foi a origem dos astecas?
  2. Qual foi o contributo dos azetecas no desenvolvimento da agricultura?
  3. Bem como, quais foram as técnicas agrícolas utilizadas por esse povo?  

  1.  Justificativa

O presente trabalho fomentou várias questões ligadas ao espaço agrário do povo aseteca, sendo esta uma das actividades mais antiga do homem. Procurando compreender as actividades desenvolvidas do povo azeteca e sua fonte de rendimento, deste povo  que teve uma grande influência no desenvolvimento da actividade agrícola, actividade que vem sendo desenvolvida ate aos dias actuais com as melhores técnicas de produção, sementes melhoradas, uso de adubos e fertilizantes, sistemas de rega, rotação de culturas.

  1.  Objectivos

  1. Geral

  • Conhecer o contributo da civilização asteca na evolução da actividade agrícola.
  1. Específicos

  • Compreender a origem do povo asteca;
  • Caracterizar as técnicas de cultivo;
  • Descrever a organização político-administrativa e a base económica.

  1. Astecas

  1.  Localização

Segundo FERREIRA (2000:124), A civilização asteca desenvolveu-se em uma região chamada de Meso - américa, portanto, além de pré-colombianos, são chamados de povos meso - americanos. Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México. A capital dos astecas, chamada de Tenochtitlán, foi construída em uma ilha que ficava no lago Texcoco, antigo lago que existia no Vale do México. O lago não existe mais, pois foi aterrado pelos espanhóis ao longo da colonização espanhola.

  • Norte – tepeyacac;
  • Sul – águas doces do lago Chalco;
  • Este – costa marítima;
  • Oeste – grandes lagos salgados de Texcoco.

  1.  Origem

Segundo (VINCI De Moraes 1998:1) o povo mexica, mais conhecido como asteca, é originário da região de Aztlán (daí a palavra asteca), no sul da América do Norte. Ele se estabeleceu no planalto mexicano (especificamente nas ilhas do lago Texcoco), junto com outros povos, após uma longa marcha, em 1168 d.C. No ano de 1325 eles começaram a construção de sua cidade, Tenochtitlán, que no século XV seria uma das maiores cidades do mundo.

Os astecas estabeleceram-se na região de Tenochtitlán a partir da construção de um templo feito de bambu. A escolha do local para o estabelecimento dos Mexicas ocorreu a partir de uma determinação de sacerdotes, que avistaram um presságio (sinal enviado pelos deuses): uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente.

Com a fundação e o crescimento de Tenochtitlán, os astecas desenvolveram relações comerciais com as grandes cidades vizinhas. Eles tinham também uma notável força militar, além de terem realizado aliança com outras grandes cidades da região. Surgiu nesse momento uma aliança entre Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan, a qual ficou conhecida como Tríplice Aliança.

Inicialmente, os astecas estavam submetidos à influência de Azcapotzalco, cidade dos tepanecas (outro povo mesoamericano), pagando-lhe impostos. Por volta de 1428, no entanto, as forças da Tríplice Aliança guerrearam contra os tepanecas, o que resultou na derrota de Azcapotzalco. O líder da cidade tepaneca, Maxtla, foi sacrificado. Depois da conquista de Azcapotzalco, os astecas enriqueceram-se consideravelmente. Por formarem a cidade mais forte da Tríplice Aliança, eles conseguiram impor a sua ideologia sobre o restante, tornando-se uma grande força na região. Assim, iniciaram um processo de expansão territorial, conquistando territórios pertencentes a outros povos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com