TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Regenerativa

Por:   •  23/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Construção Regenerativa

Regenerativo é o que se consegue regenerar, restabelecer o que estava destruído. Reorganizar, reformar, melhorar e restabelecer a atividade.

A população mundial esta aumentando cada vez mais, hoje somos 7 bilhões e estima-se que em 2090 seremos mais de 11 bilhões de pessoas, e consequentemente os espaços disponíveis estão diminuindo. E nos dias em que buscamos cada vez mais a sustentabilidade esta se tornando insustentável.

A sustentabilidade visa suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Um processo de mudança no qual a exploração de recursos, a direção de investimentos, a orientação de desenvolvimento tecnológico de acordo com as necessidades futuras, e com as necessidades do presente.:

A construção regenerativa vem ao encontro dessa busca pelo sustentável, que muito se fala, porem pouco sabemos e tão pouco praticamos. Dentro desse tema no meio urbano podemos pensar: na recuperação de áreas degradadas e/ou abandonadas: reabilitação reciclagem, reutilização ou revitalização de espaços urbanos degradados, abandonados e muitas vezes contaminados; no uso de fontes de energia renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) e na conservação e reuso de água; na diminuição de resíduos na construção civil: diagnóstico de práticas sustentáveis na indústria de materiais e inovação em materiais de construção civil;

O processo de urbanização de forma desordenada traz consequências negativas: habitações subnormais, a ocorrência de inundações, a precariedade do saneamento básico, áreas públicas invadidas e a violência. Devido a má qualidade de vida urbana, empresários do ramo imobiliário têm optado por moradias dotadas de comodidade, luxo e segurança, além do "status" de se morar bem. os loteamentos fechados e condomínios residenciais, sobre os tipos das novas configurações e sua forma dispersa no território. A implantação de loteamentos é considerada potencialmente poluidora por suas implicações demográficas, ligada á produção de resíduos sólidos, esgoto sanitário e outras composições. (fonte:

Há um conflito entre crescimento econômico e proteção ambiental.

 A difusão de praticas, produtos e serviços ecológicos junto ao mercado consumidor é um grandes desafios. A ideia é identificar as iniciativas de transferência tecnológica e de melhoria contínua ambiental nas áreas de Ecoeficiência , Produção Mais Limpa , design ecológico. .  

A ideia para a construção regenerativa, assim como agricultura regenerativa que segundo José Lutzenberger  consiste em promover a produção de alimentos saudáveis, a criação de ciclos fechados de geração de insumos a partir de resíduos e a aplicação no campo de práticas conservadoras da natureza, garantindo os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

2. Modelos Brasil x Exterior e a Certificação LEED

O selo Green Building do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é a principal certificação em âmbito mundial com mais de dez mil registros nos cinco continentes, atestando as construções sustentáveis.

LEED  é uma certificação para construções sustentáveis, concebida e concedida pela Organização não governamental-ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc.) atendidos por um edifício. No Brasil, o representante oficial do LEED é o GBC Brasil.

É a certificação sustentável mais conhecida e recorrida no Brasil. O País está na quarta posição dos países com maior número de empreendimentos certificados, perdendo apenas para os EUA, EAU (Emirados Árabes Unidos) e a China. Essa posição foi alcançada em 2012 quando o país atingiu a marca de 50 prédios certificados e mais de 500 em processo de certificação.

Atualmente o GBC Brasil disponibiliza os seguintes tipos de LEED:

  • LEED NC – Novas construções e grandes projetos de renovação
  • LEED ND – Desenvolvimento de bairro (localidades)
  • LEED CS – Projetos da envoltória e parte central do edifício
  • LEED Retail NC e CI – Lojas de varejo
  • LEED Healthcare – Unidades de saúde
  • LEED EB_OM – Operação de manutenção de edifícios existentes
  • LEED Schools – Escolas
  • LEED CI – Projetos de interiores e edifícios comerciais

Segundo a LEED no Brasil e parceira da Ecoesfera  na certificação dos empreendimentos, os conceitos de sustentabilidade em construções abrangem 6 requisitos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com