TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Regenerativa - Bioengenharia

Por:   •  2/6/2020  •  Bibliografia  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

Modelos de Bioengenharia Tecidual com Potencial Aplicabilidade em Órgãos e Sistemas de Seres Humanos

- Defina medicina regenerativa e diga que tipos de doenças e problemas podem ser tratados com esta terapia.

A medicina regenerativa é a área da medicina que procura reparar ou substituir tecidos e órgãos que foram danificados por doenças, traumas ou problemas congênitos; possibilitando o restabelecimento da sua função. As ferramentas usadas para atingir esses resultados são a engenharia de tecidos, terapias celulares, e órgãos artificiais. A medicina regenerativa visa tratar problemas como reconstruir o tecido cardíaco, reparar danos por acidente vascular cerebral ou lesões na medula espinhal, reverter os efeitos de doenças como a esclerose múltipla, diabetes mellitus, doença de Alzheimer e de Parkinson e etc.

Por exemplo, um indivíduo com diabetes tipo 1 não pode produzir insulina, necessitando de injeções diárias de insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. A medicina regenerativa procura resolver isso regenerando as ilhotas de Langerhans, que permitem ao indivíduo produzir insulina. Isso significa que não seria necessário injeções de insulina e o metabolismo normal do açúcar do paciente seria retornado (Martin, 2017).

- Que tipos de células estão a ser mais utilizadas nas diferentes áreas de Medicina Regenerativa e explique porquê?

As células-tronco (CTs) são utilizadas na medicina regenerativa pelo seu alto potencial de diferenciação e especialização dentro de um organismo, seja para repovoar, regenerar ou gerar um tecido ou um órgão. As células-tronco possuem classificações de potencialidades e seu decaimento na possibilidade de gerar determinados tipos celulares.

As CTs embrionárias representam uma população pluripotente de células com capacidade de proliferar de forma indiferenciada, mantendo a capacidade de se desenvolver ao longo das linhagens ectodérmicas, mesodérmicas ou endodérmicas, bem como linhagens extra-embrionárias e somáticas (SALVATORI et al., 2013). As CTs hematopoiéticas pluripotentes são encontradas na placenta e no cordão umbilical, e de acordo com Gowdak (2006), estas também podem ser encontradas na medula óssea vermelha, possuindo a capacidade de se diferenciar em granulócitos, mielóides e linfóides, com função de recuperação hematológica por meio de transplante e em várias outras células especializadas. Além disso, populações de células tronco adultas têm sido encontradas em muitos tecidos adultos além da medula óssea e do trato gastrointestinal, incluindo o cérebro, pele e músculo (ATALA, 2009). As CTs mesenquimais dão origem a fibroblastos, osteócitos, condrócitos e adipócitos possuindo potencial oncogênicos (MARTINS, 2007). São conhecidas também como CT do estroma com a capacidade de se diferenciar em células de linhagem dos tecidos conjuntivos, além dos já citados. Podem ser encontradas em adultos e em embriões (WU et al., 2006). Apesar da existência de questões éticas envolvidas, o poder científico na manipulação dessas células torna-se ilimitado, na medida em que as suas características fenotípicas sejam adequadamente mapeadas.

- Escolha um órgão e desenvolva um plano para o regenerar: decida qual o melhor tipo de arcabouço, quais células são necessárias e a (s) fonte (s), bem como os fatores ambientais necessários para apoiar a regeneração do órgão.

Plano para regeneração do osso:

O uso da hidroxiapatita (HA), principal componente inorgânico do osso natural e material natural com excelente biocompatibilidade possui vantagens como: potencial osteocondutor, lenta degradação, não-toxicidade, propriedades não-inflamatórias, e não-imunogênicas; combinado com o polímero sintético biodegradável poli (ε-caprolactona) (PCL), que possui alta biodegradabilidade, características elásticas e baixa resposta inflamatória, é uma boa opção como arcabouço, visto que apesar dos benefícios da HA usada isoladamente, possui limitações como  dificuldade de remodelação, dureza, fragilidade e falta de flexibilidade. Para contornar esses inconvenientes, a combinação de HA com o polímero PCL, pode superar as propriedades mecânicas de HA e melhorar as propriedades de osteocondutividade, sendo um excelente candidato como arcabouço. Como o biomaterial deve mimetizar a morfologia, estrutura e função óssea para otimizar a integração com os tecidos vizinhos, sua estrutura deve ser altamente porosa, cerca de 80%, e sua estrutura deve possuir macroporos, com tamanho entre 200-400μm para que ocorra uma adequada formação óssea. Células tronco mesenquimais da medula óssea podem ser isoladas do paciente, expandidas in vitro, e semeadas no arcabouço de HA/PCL junto com o fator de crescimento BMP-7, que é um fator de crescimento importante no processo de osseoindução. Em condições de cultura controladas ocorrerá a diferenciação das células em osteoblastos, que são responsáveis pela síntese da matriz extracelular (MEC) óssea e, finalmente o arcabouço pode ser implantado no defeito ósseo.

- Refira quais as estratégias mais recentes que estão a ser seguidas na área de medicina regenerativa do sistema neuronal, osso, cartilagem e renal.

Estratégias para o sistema neuronal incluem abordagens que combinam biomateriais com células para fins de encapsulamento melhorando a entrega de farmacoterapias; e abordagens que visam a utilização de biomateriais e células para engenharia de tecidos in situ.

O acidente vascular cerebral leva à cavitação que resulta na perda completa de células, vasculatura e matriz extracelular, e o vazio é tipicamente preenchido com líquido extracelular e detritos celulares. A injeção de enxertos de suspensão resulta na migração de células implantadas para o tecido hospedeiro, em vez de substituição do tecido perdido. O biomaterial semeado por células dentro da cavidade resulta na retenção de células implantadas e na formação de tecido de novo primitivo (BIBLE et al., 2009; PARK et al., 2002). Além disso, o implante de uma combinação de NSCs e células endoteliais poderia levar à rápida formação de unidades neurovasculares dentro dessa cavidade, potencialmente sendo incorporada em microesferas de hidrogel de diacrilato de poli (etileno glicol) (FRANCO et al., 2009). E a administração de medicamentos por meio do uso de biomateriais proporcionam um produto local e sustentável podendo ser contados como agentes de potência neuroprotetores (MODO et al, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com