TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FOTOSSÍNTESE

Por:   •  12/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

FOTOSSÍNTESE

Tecido mais ativo= Mesofilo

As células do mesofilo possuem muitos cloroplasto, os quais contêm os pigmentos verdes especializados na absorção da luz, as clorofilas. Durante a fotossíntese, a planta utiliza a energia solar para oxidar a água, consequentemente liberando oxigênio, e para reduzir o dióxido de carbono, formando assim grandes compostos carbonados, sobretudo açúcares. A complexa série de reações, que culmina na redução do CO2, incluindo as reações dos tilacóides e as de fixação do carbono.

No cloroplasto, a energia luminosa é convertida em energia química, por duas unidades funcionais diferentes denominada fotossistemas. A energia absorvida da luz é utilizada para impulsionar a transferência de elétrons por uma série de compostos que atuam como doadores e aceptores desses elétrons. A maior parte dos elétrons é extraída da H2O, o qual é oxidada a 02 e, por fim, reduz NADP+ a NADPH. A energia luminosa também é utilizada para gerar a força motriz de prótons através da membranas do tilacóide; essa força motriz é utilizada para sintetizar ATP.

A absorção da luz azul excita a clorofila a um estado energético mais elevado do que a absorção de luz vermelha, pois a energia dos fótons é maior quando seus comprimentos de onda são mais curtos. No estado de maior excitação, a clorofila é extremamente instável, ele rapidamente libera parte de sua energia ao meio como calor, entrando em um estado de menor excitação, no qual pode permanecer estável por um máximo de alguns nanossegundos. Devido à instabilidade inerente de estado excitado, qualquer processo que capture sua energia deve ser extremamente rápido

FASE FOTOQUÍMICA

A energia da luz solar é absorvida primeiro pelos pigmentos das plantas. Todos pigmentos ativos na fotossíntese são encontrados nos cloroplastos.

Os carotenoides são encontrados em todos os organismos fotossintetizantes naturais. Eles são constituintes integrais dos tilacóides e, em geral, estão intimamente associados às proteínas que formam o aparelho fotossintetizantes. A energia da luz é absorvida pelos carotenoides é transferida à clorofila para o processo de fotossíntese; em decorrência desse papel que desempenham, são chamados de pigmentos acessórios. Os carotenoides também ajudam a proteger o organismo de danos causados pela luz.

A fotossíntese ocorre em complexos contendo antenas de captação de luz e centros fotoquímicos de reação

Uma porção de energia da luz absorvida pelas clorofilas e pelos carotenoides é no final armazenada como energia quimíca via formação de ligação químicas, essa converção de energia de uma forma para outra é um processo complexo que depende da cooperação entre muitas moléculas de pigmentos e um grupo de proteínas de transferência de elétrons.

A maior parte dos pigmentos serve como um complexo antena, coletando luz e transferindo a energia para o complexo dos centros e reação, onde acontecem as reações químicas de oxidação e redução que levam ao armazenamento de energia a longo prazo.

A luz impulsiona a redução do NADP+ e a formação do ATP

A luz reduz o NADP+, que, por sua vez, serve com agente redutor para a fixação do carbono no ciclo de Calvin-benson. O ATP também é formada durante o fluxo de elétrons da água ao NADP+, e este também é utilizado na redução o carbono.

As reações químicas em que a água é oxidada a oxigênio, o NADP+ é reduzido a NADPH e o ATP é formado são conhecidas como reação do tilacoide, porque quase todas, até a redução do NADP+, acontece dentro dos tilacoides. A fixação do carbono e as reações de redução são chamada de reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (571.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com